Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 01 Março 2021

Instituto Carlos Gomes adere à plataforma online e oferece ensino semipresencial

O Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) aderiu à plataforma Google for Education para oferecer um ensino semipresencial e híbrido aos alunos. A ideia surgiu, inicialmente, como medida preventiva a covid-19, mas o intuito é inserir a unidade na era tecnológica e oferecer, gradativamente, mais oportunidades de ensino a distância.

Foto: Divulgação

"Não vamos apenas resolver uma questão momentânea, que surgiu por conta da pandemia. Com a utilização dessas tecnologias da informação ligadas à educação, nós teremos a certeza de que, daqui para frente, todo o ensino terá de alguma forma a participação dessas tecnologias. O ensino a distância é uma realidade cada vez mais presente no nosso dia a dia", ressalta Joel Costa, diretor-geral do Instituto.

O Google for Education é uma plataforma colaborativa que engloba ferramentas educacionais gratuitas com o objetivo de aperfeiçoar o ensino e facilitar a vida das escolas, professores e estudantes, que podem aliar conhecimento, a partir do uso da tecnologia em sala de aula.

A colaboração é o ponto alto da plataforma. Os estudantes poderão realizar o trabalho produzindo textos, desenhos, tabelas, mapas e imagens ao mesmo tempo, e em espaços físicos distintos.

De acordo com decisão do Conselho do Instituto, tomada em reunião realizada em dezembro de 2020, todas as disciplinas teóricas serão ministradas via plataforma. Os professores irão desenvolver o material, que será colocado à disposição dos alunos. A plataforma viabiliza também a interação entre educadores e estudantes.

Em relação às disciplinas práticas, segundo o diretor-geral, a proposta é que continuem sendo feitas presencialmente. "Nós iremos fazer um rodízio por núcleos, por exemplo, em uma semana vão os alunos de piano, na outra, os do núcleo de madeiras. Tudo para evitar aglomerações e garantir a segurança e saúde de todos", explica Joel Costa. 

Veja mais notícias sobre ArtePará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 01 Março 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/