Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Novembro 2021

Curta-metragem filmado em Manaus chama atenção para violência e assédio sofrido por mulheres

Com o objetivo de trazer reflexão sobre a violência e assédio vivenciado por mulheres em Manaus, o curta-metragem 'Merenda' filmado na capital, será exibido nesta terça-feira (29), na plataforma Google Meet às 19h.

O roteiro escrito e dirigido por Bruno Pereira, traz no enredo Mirela (Andreia Omena), jovem manauara de 25 anos, que encena situações cotidianas de assédios e violências sofridas pelas mulheres brasileiras.

Foto: Divulgação

Após a exibição do curta será realizado um debate sobre o tema com fim de falar sobre o comportamento que se materializa no assédio e em outros tipos de abusos que fazem parte da vida de inúmeras mulheres de Manaus há gerações e em diferentes contextos.

A produção é um relato audiovisual de suspense. De acordo com o cineasta, Bruno Pereira, umas das motivações para abordar o tema foi o contexto da pandemia do coronavírus que fez com que o número de crimes contra a mulher crescesse. "O filme chama a sociedade para esse debate e que possa também contribuir para essa mudança de olhar. A mulher sofre com isso há muito tempo. A gente quer trazer esses elementos de forma em que a pessoa que vá assistir compreenda o passo a passo da história e no final perceba que temos que falar sobre a violência contra a mulher agora", afirma.

O filme foi gravado entre os dias 21 e 23 de dezembro e utilizou técnicas de suspense do cineasta Alfred Hitchcock, um dos mais influentes de todos os tempos. O diretor, Bruno Pereira, diz que o curta faz uma junção dessas técnicas com elementos das características e linguajar nortista e amazônico.

Financiamento

O projeto foi contemplado no Prêmio Manaus Conexões Culturais e tem envolvimento de mais de 25 profissionais, entre estreantes e já premiados do audiovisual amazonense, como George Augusto de Menezes que já participou de edições do Amazonas Film Festival e de outras mostras competitivas ao redor do país.

Sessão

Inicialmente, a previsão era lançar o curta nas praças de Manaus e no Terminal da Balsa Amarela localizado no Porto de Manaus, mas devido às medidas para conter o avanço da Covid-19, o lançamento presencial ainda está sem data definida. 

Veja mais notícias sobre ArteAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/