Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Novembro 2021

Collab: projeto une fotografia e ilustração para mostrar rotina do matogrossense

O olhar diferenciado para a rotina dos matogrossenses é o objetivo da página do instagram @ilustratodas. A série de imagens unindo fotografia e ilustração faz parte do projeto "Collab" e será comandada pelas artistas Emanoele Daiane (fotógrafa) e Sophia Paiva (ilustradora).



Foto: Divulgação

Ao todo, são 37 obras divididas em três conjuntos. "Retratos de um Mato Grosso ilustrado" reúne 25 imagens, enquanto as outras duas séries, "Desenhos sobre paisagens mato-grossenses" e "Mato Grosso em linhas curtas", são compostas por seis obras cada. No site também está disponibilizado um livro digital e o download em alta resolução das imagens.

As artistas também levantam questões contemporâneas no conteúdo das obras, com imagens que levam o público a refletir acerca da pandemia do coronavírus e das queimadas no pantanal e cerrado.

"A realidade pandêmica reorganizou o contexto sócio-histórico do mundo, atravessando, também, o desenvolvimento deste projeto. As fotografias, muitas das quais registradas durante o auge do isolamento social, apresentam espaços vazios, que, posteriormente, foram preenchidos de presença humana por meio das ilustrações", comenta Sophia.


Foto: Divulgação

Para compor o material fotográfico do projeto, Emanoele, além de revisitar seu acervo pessoal, foi pessoalmente até locais historicamente relevantes ou que ressaltam belezas naturais de Mato Grosso. Estes registros foram feitos em Cuiabá, Cáceres e Chapada dos Guimarães. A fotógrafa revela que buscou "registrar caminhos mato-grossenses, como ruas, rodovias e rios", diz Emanoele.

Em seguida, com o material fotográfico em mãos, Sophia povoou estes caminhos com ilustrações de figuras anônimas. Ela procurou retratar o cotidiano de pessoas que costumavam ocupar estas paisagens, portanto as personagens trazem consigo símbolos culturais e históricos do estado, como vestimentas tradicionais de danças regionais, instrumentos musicais e alimentos típicos. 


Veja mais notícias sobre ArteMato Grosso.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/