Vista aérea da orla de Macapá com destaque para o Macapá Hotel. Foto: Reprodução/Porta Retrato
O antigo Macapá Hotel, que estava fechado há cerca de 8 anos, ficou desativado e era recorrentemente invadido. O prédio disputado judicialmente foi construído no estilo colonial, na orla da cidade, entre a década de 40, no primeiro ano do ex-Território Federal do Amapá, e a década de 80. O espaço do hotel tem atualmente 11,5 mil metros quadrados.
Primeiro empreendimento do Estado no ramo da hotelaria, o prédio marcou época e era conhecido ponto de encontro dos moradores.
Em 2013 foi anunciado um projeto para transformar o Macapá Hotel em um centro de cultura de referência para a região Norte, com atividades de música, teatro e artes plásticas.
Em 2019, outro projeto previa a transformação do espaço em um complexo empreendedor, cultural e turístico, abrigando auditório, locais para exposição, restaurante, café, lago com peixes da região, e ainda uma lanchonete.
Destino
Porém, o antigo complexo hoteleiro ganhou um novo destino: será o primeiro Hub de Inovação do Amapá. Foi anunciado no dia 14 de outubro o início das obras para a requalificação do antigo hotel.
O local ainda vai funcionar como hotel, só que agora para empresas, como um complexo de tecnologia, conectando empresas, instituições de ciências e tecnologias, incentivando a participação de pessoas no empreendedorismo, além de promover o desenvolvimento regional, a partir da inovação.
A iniciativa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de startups por meio da cultura inovadora, o lugar visa abrigar até 80 startups de diferentes estágios.
O novo local vai contar com coworking, laboratórios, salas de reunião, auditórios e outras acomodações, proporcionando a criação de um ambiente ideal para desenvolver atividades como capacitações, eventos de ideação, pitch day e mentorias.
A estrutura do local vai ser totalmente requalificada, recuperando partes da fachada original do antigo hotel. O David Covre, Secretário de Estado da Infraestrutura, disse que o plano é requalificar, mas manter partes da originalidade do antigo Macapá Hotel.
“Uma requalificação completa, o telhado todo novo, vamos recuperar alguns elementos da fachada, trazendo a originalidade do prédio, do antigo Macapá Hotel, vamos requalificar piso, parte elétrica, combate incêndio, um projeto maravilhoso que vai abrigar as empresas de tecnologia”, declarou David Covre, Secretário de Infraestrutura do Amapá.
Com investimentos de R$6,5 milhões de reais, frutos de recursos próprios do Governo do Estado. A previsão para a entrega do local totalmente revitalizado é para o primeiro semestre de 2025. A obra será feita por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).
*Com informações de Francisco Pinheiro (sob supervisão de Rafael Aleixo), da Rede Amazônica AP