Amazon Sat retransmite o 26º Festival do Peixe-Boi de Novo Airão; confira a programação

Iniciativa faz parte de uma parceria inédita firmada entre o canal Amazon Sat e o Sistema Encontro das Águas do Amazonas.

Foto: Tácio Melo/Amazonastur

Pela primeira vez, o canal Amazon Sat retransmite o 26º Eco Festival do Peixe-Boi de Novo Airão. A disputa entre os peixes-boi Anavilhanas e Jaú acontece no dia 1º de novembro, às 21h, e terá transmissão da TV Encontro das Águas e que agora ganha o reforço do canal que é “a cara e a voz da Amazônia”.

Com a novidade, o público poderá acompanhar o duelo que protagoniza o evento amazonense através do canal Amazon Sat, em cinco estados da região Norte: Amazonas (44.1), Amapá (29.1), Rondônia (22.1), Roraima (23.1) e Acre (31.1). Além disso, o Portal Amazônia também retransmitirá o evento.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O coordenador de conteúdo do Amazon Sat, Lemmos Ribeiro, explica que a iniciativa faz parte da parceria inédita firmada entre o canal e o Sistema Encontro das Águas do Amazonas – Rádio e Televisão, para troca de conteúdos jornalísticos e cobertura de eventos realizados na região amazônica.

“A transmissão do 26º Eco Festival do Peixe-Boi 2025 marca o início da parceria entre o Amazon Sat e a TV Encontro das Águas. O canal vai levar o festival a um público que nunca teve a oportunidade de assisti-lo, especialmente àqueles que não podem vivenciar o evento de perto. É sobre conectar pessoas e compartilhar a Amazônia”, afirmou o coordenador.

Ribeiro destacou também a importância de transmitir esse tipo de evento regional, considerado fundamental para o cenário cultural, artístico e econômico de Novo Airão e anunciou novidades.

“Além da transmissão do festival, nosso time está preparando diversos conteúdos diretamente de Novo Airão, que vão além da celebração. O foco será mostrar a cidade, as pessoas, o turismo e a economia da região. Falar sobre a cultura amazônica e a biodiversidade faz parte do nosso DNA, e fazemos isso com muito orgulho”, frisou.

Fotos: Divulgação/Instagram-@anavilhanasmeupeixeboi e @jaushow_

Programação

Além da disputa dos “peixes-boi” Anavilhanas e Jaú, o evento de Novo Airão terá a presença de atrações locais e nacionais.

Na sexta-feira (31), o grupo Pique Novo e Délcio Luiz abrem a programação do festival com samba e pagode, além da apresentação da Escola de Samba Aparecida, de Manaus. Mikael, Pagode NTDZ e DJ Evandro serão as atrações locais.

O sábado (1º) terá Jerry Smith no palco com seus sucessos de funk, enquanto a Praça Municipal recebe uma roda de samba com SambaAirão, Dani Sá e Banda Caboclo. Laila Abreu, Banda Meu Xodó e os DJs Alba e Bernardino completam, à noite, o segundo dia de atrações musicais do festival.

Já no domingo (2), Uendel Pinheiro, Jéssica Lima e Guto Lima comandam as apresentações locais, e o encerramento do festival fica por conta de Klessinha.

Além dos espetáculos musicais e culturais, o festival também sediará a 2ª Feira de Agronegócios de Novo Airão (Expoairão 2025) e a Feira do Empreendedor Especial, reunindo expositores de segmentos como artesanato, roupas, acessórios, móveis, floricultura e papelaria.

Leia também: Destino turístico estratégico, Novo Airão é ‘palco’ de realities nacionais

Eco Festival do Peixe-boi

Declarado como patrimônio cultural de natureza imaterial do Amazonas, o Eco Festival do Peixe-boi de Novo Airão foi criado em 1989 e se tornou uma manifestação cultural que une rivalidade cultural e a importância da preservação ambiental no município.

De um lado, o Grêmio Recreativo Folclórico e Cultural Peixe-boi Anavilhanas e o Grêmio Recreativo Folclórico e Cultural Peixe-boi Jaú numa apresentação cheia de cores, ritmos e danças cênicas. Do outro, a luta pela defesa das áreas de conservação do município: o Parque Nacional do Jaú e a Estação Ecológica de Anavilhanas.

Atual campeão, o peixe-boi Jaú vai em busca do 12º título, enquanto que o Peixe-boi Anavilhanas tenta levantar o 10º troféu de sua história.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade