A proa (parte dianteira) de uma provável embarcação metálica antiga foi encontrada durante o acompanhamento arqueológico nas obras do Parque Linear da Doca, em Belém (PA). O parque integra um conjunto de obras para a Conferência do Clima, a COP 30, que será realizada na capital paraense no final de 2025.
O achado arqueológico foi descoberto por uma equipe de pesquisa da empresa contratada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), responsável legal do empreendimento.
Em nota, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), afirmou:
“A embarcação nos possibilita refletir acerca da história da formação urbana da cidade e como, ao longo do tempo, a sociedade mudou suas relações com os rios e igarapés que eram as vias de locomoção, antes do aterramento e asfaltamento de Belém. O achado enseja uma reflexão sobre o local que já foi um importante entreposto econômico e portuário na cidade em séculos passados e se tornou um bairro comercial e habitacional, dissociado da identidade portuária“.
O Iphan, autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, ainda destaca que o achado é único, pois não havia registros desse gênero na região.
“O achado enseja uma reflexão sobre o local que já foi um importante entreposto econômico e portuário na cidade em séculos passados e se tornou um bairro comercial e habitacional, dissociado da identidade portuária”, diz a nota.
A profundidade da embarcação metálica só será determinada após a conclusão dos estudos realizados pelo Iphan.
Para ler a nota na íntegra, acesse aqui.