Foto: Reprodução/IDAM
O açaí passou a ser reconhecido como fruta nacional. É o que determina a Lei 15.330, de 2026, publicada nesta quinta-feira (8) no Diário Oficial da União. A expectativa é que a lei reforce a identidade do açaí como produto brasileiro e evite a biopirataria.
A nova norma teve origem em um projeto de lei do Senado: o PLS 2/2011, do ex-senador Flexa Ribeiro (PA).
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Aprovado pelo Senado em 2011, o projeto foi votado pela Câmara dos Deputados (onde tramitou como PL 2.787/2011) no final do ano passado.
O texto alterou a Lei 11.675, de 2008, que já reconhecia o cupuaçu como fruta nacional.

O açaí
Típico da Amazônia, o fruto do açaizeiro tem a polpa usada como alimento e também em cosméticos. As sementes são usadas no artesanato e como meio de energia, substituindo a madeira. Do caule pode se extrair o palmito, enquanto as raízes podem ser utilizadas como vermífugo.
Leia também: Produção de açaí cresce 150% no Amazonas
Biopirataria
De acordo com os defensores da iniciativa, a nova lei pode reforçar a identidade do fruto como um produto brasileiro, beneficiando os produtores da Amazônia.
Além disso, eles argumentam que o reconhecimento em lei pode evitar a biopirataria. Em 2003, uma empresa japonesa chegou a patentear o açaí, mas em 2007 o governo brasileiro conseguiu cancelar esse registro.
*Com informações da Agência Senado
