Existem museus de diversas categorias, que abrangem a vasta história da região amazônica e suas peculiaridades.
Museu Chico Mendes – Acre
A história de Xapuri mescla-se com a do Acre, sendo um capítulo especial. Dentre os moradores ilustres está Chico Mendes, líder seringueiro morto em dezembro de 1988. Ele viveu seus últimos momento em Xapuri. Sua residência fica na Rua Batista de Moraes, n°487, em um arruado de casas semelhantes em formas e sistemas construtivos.
A casa segue o estilo das construções ‘modernas’ acreanas e até da própria arquitetura vernácula da Amazônia. A planta traduz a simplicidade da construção, modelada com os espaços mais básicos para uma moradia: quatro cômodos, formados por sala, dois quartos e cozinha, interligados por um corredor lateral.
Esse partido de planta remonta à ‘primeira hora da colonização do Brasil’, cujo tipo de planta recebeu as denominações de meia-morada ou morada inteira. Essa última se configurava quando se rebatia as alcovas (quartos de dormir), tornando o corredor o eixo central, dividindo a casa em duas partes distintas área social (sala) e área íntima (quartos e sala de viver/cozinha).
Atualmente, a casa de Chico Mendes é um museu. Passou por um processo de restauração em 2016, e reabriu em 2017 para visitação. A casa possui móveis e objetos originais do seringueiro.
Endereço: Rua Batista de Moraes, n°487, Xapuri
Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 18h
Valor: entrada gratuita
Contato: (68) 3542-2651
Museu à Céu Aberto da Segunda Guerra Mundial – Amapá
Leia também: Projeto quer transformar Museu à Céu Aberto da Segunda Guerra Mundial em parque no Amapá
Museu do Crime – Amazonas
O Museu do Crime expressa, por meio de objetos e histórias, a relevância que o Poder Judiciário do Amazonas representa para a sociedade, além de promover uma maior aproximação com o público. O espaço proporciona uma viagem às histórias e casos jurídicos ocorridos na cidade de Manaus, muitos com repercussão nacional e internacional.
Longe de ser um ambiente frio, o museu, fundado em 2014, tornou-se um dos grandes atrativos turísticos, despertando a curiosidade e a atenção dos visitantes, além de uma mistura de sentimentos como surpresa, medo e paixão pela história.
Inicialmente localizado no Tribunal de Justiça, na Avenida André Araújo, Aleixo, foi transferido, em 2015, para o Centro Cultural Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, Centro, e hoje opera sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura. O local é aberto ao público para visitação.
Denominado como ‘Sala dos Crimes’, o espaço do Museu abriga objetos que foram usados para cometer crimes, como armas, motosserra, duplicadora de DVD, caça-níquel, balaclavas e máscaras. Os itens fizeram parte de processos criminais.
Em outro local do Museu foi criado um Tribunal do Júri similar ao do Tribunal de Justiça, onde eram julgados os crimes contra a vida, pelo Conselho de Sentença. Nele é possível entender como funciona o Tribunal do Júri, a função de cada participante e a ordem do julgamento.
Endereço: Avenida Eduardo Ribeiro, n°833, Centro, Manaus
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h
Valor: entrada gratuita
Contato: (92) 3248-1844
E-mail: adm.ccpj@cultura.am.gov.br
Leia também: Museu do Crime chama atenção de visitantes por acervo e estrutura preservada no Palácio da Justiça
Museu do Reggae – Maranhão
Endereço: Rua da Estrela, n°124, Centro Histórico de São Luís
Funcionamento: terça a sábado das 13h às 18h; domingo das 10h às 13h
Valor: entrada franca
Informações (98) 98137-2423
Museu das Bonecas – Mato Grosso
Endereço: Rua Bom Jesus de Cuiabá, n°90, Santa Maria, Cuiabá
Valor: R$ 20
Informações: (65) 36261525 ou (65) 9981-4170
Museu Nacional da Assembleia de Deus – Pará
Endereço: Avenida Governador Magalhães Barata, n°53, Nazaré, Belém
Funcionamento: de terça a sexta das 9h às 16h; sábados das 10h às 19h; domingos das 9h às 15h
Valor: entrada franca
Informações: (91) 99274-8724
Museu Internacional do Presépio – Rondônia
Endereço: Rua Mané Garrincha, n°3154, Socialista, Porto Velho
Valor: entrada gratuita
Contato: (69) 3214-7443
Museu dos Solos – Roraima
Funcionamento: de segunda a sexta das 8h às 18h
Valor: entrada franca
Informações: (95) 3627-2573 ou (95) 9114-0707
Museu de Artes e Ciências – Tocantins
No Museu de Artes e Ciências, em Aparecida do Rio Negro, há objetos diversos, de países, estados e regiões, épocas e significados diferentes, agregados a valores culturais por um colecionador norte-americano Robert Paul Yassany, que se apaixonou pelo Brasil e permaneceu no município por quase uma década.
Yassany, físico, artista plástico, ambientalista e preocupado com as dificuldades da comunidade local, ‘Bob’ como ficou conhecido em Aparecida, colaborou com a educação dando aulas de inglês como voluntário, no projeto da horta e nas escolas, municipal e estadual. Iniciou seu trabalho museológico, organizando suas coleções de arte e objetos científicos de forma a fornecer acesso, visitação e integração a visitantes locais e turistas.
Assim nasceu o Museu de Artes e Ciências em 2005, com a integração entre comunidade, educação, arte e ciência. O cadastro do Museu no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) acontece em 2007, como(Instituição Privada). Em novembro de 2010, é criada a AMAC, Associação do Museu de Artes e Ciências, com a finalidade de ser a instituição mantenedora do Museu. Seu Estatuto abrange projetos voltados a preservação ambiental, histórico, educacional, científico, cultural e social.
Endereço: Avenida Beira Rio, Quadra 15 Lote 5, Aparecida do Rio Negro
Funcionamento: agendamento
Valor: entrada gratuita
Contato: (63) 99967-3082