Manaus 30º • Nublado
Terça, 31 Janeiro 2023

6 espaços culturais para explorar o cinema independente na Amazônia

O cinema é uma das artes mais adoradas em todo o mundo. Filmes de heróis, dramas, romances, comédias, animações e muitos outros temas fazem parte de diversas culturas mundo a fora, estimulando a imaginação e criatividade e conquistando cada vez mais adeptos. 

Alguns documentários ou mesmo produções independentes acabam não fazendo parte do circuito de cinemas de grandes redes, mas, para isso, surgiram espaços culturais que promovem essas produções.

Portal Amazônia encontrou alguns desses espaços culturais que estão levando a tradição e espalhando a sétima arte pela Amazônia. Confira:

Casarão de ideias (Amazonas)

Em Manaus, no Amazonas, o Casarão de Ideias funciona com o intuito de conservar o patrimônio com estrutura arquitetônica histórica e desenvolver atividades culturais atingindo as mais diversas artes. O espaço é destinado a ensaios, reuniões e oficinas. Um dos atrativos é o 'Cine Casarão', que toda semana realiza sessões diferentes.

O Casarão de Ideias fica localizado na Rua Barroso, 279, Centro Histórico de Manaus, próximo ao Teatro Amazonas.

Foto: Reprodução/ Casarão de Ideias

Filmoteca Acreana (Acre)

A 'Filmoteca Acreana' funciona como um projeto desenvolvido pela Associação de Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac) e possui a ocupação máxima de 58 lugares por sessão. A entrada nas sessões são gratuitas. 

Atualmente a Filmoteca Acreana funciona em anexo à Biblioteca Pública, na Avenida Getúlio Vargas, 389, no Centro de Rio Branco.

Foto: John Rivas Pinninghoff

Cine Veneza (Rondônia)

Dentre tantos cinemas de rua que existiram em Rondônia, o 'Cine Veneza' é considerado o único que resistiu ao tempo, com cerca de 38 anos desde sua inauguração. 

Quem quiser conferir de perto a programação e os filmes que estão sendo transmitidos, o cinema fica localizado na Rua Joaquim Nabuco, n°. 1976, no Centro de Porto Velho.

Foto: Reprodução / Google Maps

Cine Super K (Roraima)

O 'Cine Super K' já existe há mais de 40 anos em Boa Vista e conta com 6 salas de cinema, além de retratos de personagens popularmente conhecidos em desenhos e filmes, transmitindo diversos gêneros cinematográficos.

Possui uma tecnologia avançada, sendo um dos primeiros cinemas brasileiros a conquistarem o sistema 3D. A primeira sala do complexo a ser transformada em 3D se iniciou em 2009 e hoje é completamente adaptada ao digital. 

Para quem quiser conferir de perto o local, o Cine Super K fica localizado na Avenida Capitão Ene Garcez, em Boa Vista, Roraima.

Foto: Divulgação/Cine Super K

Cine Olympia (Pará)

Em Belém existe o 'Cine Olympia', inaugurado em 1912, com características arquitetônicas da Belle Époque, sendo considerado um dos cinemas mais antigos do mundo. O Cine Olympia nasceu durante o período da extração do látex na Amazônia. A estrutura do cinema era feita em mármore de Carrara branca, um material de alta qualidade, e no teto, lustres de cristal.

O cinema era administrado pelos empresários Carlos Teixeira e Antonio Martins, donos do antigo Grande Hotel, hoje nomeado Hilton Hotel. O local tinha o intuito de ser um ponto de lazer para atrair frequentadores do Theatro da Paz e os hóspedes do Grande Hotel

Hoje em dia, o local ainda se encontra realizando atividades, como forma de cinema alternativo localizado na Rua Arcipreste Manoel Teodoro, Batista Campos, Belém.

Foto: Divulgação/ Agência Belém

Cine Teatro Cuiabá (Mato Grosso)

O 'Cine Teatro Cuiabá' funciona há 80 anos e é considerado uma das principais ferramentas culturais de Mato Grosso. A construção do cinema ficou sob responsabilidade do engenheiro Cássio Veiga Sá e foram investidos mais de um milhão e meio de cruzeiros. O cinema foi construído no terreno onde existia o barracão do lendário Cine Parisien.

O local é uma propriedade compartilhada entre o Governo e a iniciativa privada. Além disso, o espaço é utilizado para o curso superior de Tecnologia em Teatro, oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso, com programações mensais.

O espaço fica localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, em Cuiabá.

Foto: Reprodução/ GOV-MT

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 31 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/