Manaus 30º • Nublado
Sexta, 03 Dezembro 2021

15/08: Conheça a história do feriado de Adesão do Pará à Independência

15/08: Conheça a história do feriado de Adesão do Pará à Independência
O Pará era o último dos estados brasileiros que não tinham aderido à Independência do Brasil. O Maranhão já tinha feito em julho de 1823, e para forçar o Pará nessa adesão, o almirante John Greenfell a mando de Don Pedro I desembarcou pronto para "bombardear" o estado para que aceitasse se juntar ao restante do país.

O Almirante Greenfell chegou ao Pará no dia 11 de agosto de 1823, e somente quatro dias depois, no dia 15, foi assinado o documento de "rendição" do Pará à Independência, rompendo com Portugal, um anos depois do Brasil. 
Foto: Reprodução/Blog Franssinete Florenzano
Segundo Sérgio Melo, diretor do Museu do Estado do Pará (MEP), a história da adesão é marcada também uma grande disputa de poder, que resultou na morte de muitas pessoas.

“Sabemos que foi uma independência impositiva e que trouxe a morte de mais de 250 pessoas, forçando a última unidade que ainda restava do império português a se integrar ao novo país, agora Brasil. As classes mais abastadas da época não queriam perder a linha de comunicação direta com a metrópole portuguesa, que era mais forte no Pará, principalmente por sua proximidade geográfica, de onde por exemplo, partiam as drogas do sertão sem passar pela gerência do governo central de Dom Pedro I, o que o incomodava”, explicou.

Traços do país português são muito evidentes na cultura do Pará, seja através de nomes de cidades, bairros, ruas, além da arquitetura e do linguajar.

Para marcar esse momento histórico, é feriado no Pará, sempre no dia 15 de agosto, em alusão a Adesão do Pará à Independência.

* Com informações da Agência Pará.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/