Manaus 30º • Nublado
Sábado, 02 Março 2024

1º Encontro de Cacicas em Manaus promove protagonismo de mulheres indígenas

O Centro Cultural Povos da Amazônia, em Manaus (AM), sediará o 1º Encontro de Cacicas no dia 19 de dezembro. A iniciativa, promovida pela Associação Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas - Makira Ëta, tem como principal objetivo promover o protagonismo da mulher indígena por meio do desenvolvimento socioeconômico e sustentável.

Destinado não só a evidenciar, mas também a amplificar o papel fundamental da mulher indígena na construção de uma sociedade mais equânime, o evento inédito se dispõe a abordar múltiplos temas. De acordo com Jardeline Costa, coordenadora do encontro, em primeiro lugar, será discutido o propósito de reafirmar a liderança e o protagonismo das mulheres indígenas entre os povos, além de destacar a diversidade e a inclusão LGBTQIAPN+ entre comunidades indígenas.

Fotos: Divulgação

A coordenadora explicou que o encontro colocará em foco argumentos contra preconceitos e estereótipos, questões importantes na construção de espaços para conversas resilientes sobre as disparidades de gênero, quebra de paradigmas, discriminação, violência e combate ao machismo dentro e fora das comunidades indígenas.

"Espaços estes onde as mulheres indígenas ocupam na atualidade, trazendo suas experiências e identidades plurais", 

complementou a coordenadora.

Ao longo do evento serão realizados debates, roda de conversas, palestras, performances artísticas, exibição de filmes, sorteios, entre outras atividades culturais. As obras artísticas são todas autorais. O evento será transmitido em tempo real nas plataformas virtuais da rede Makira'eta.

De acordo com a organização, o encontro "preconiza um futuro no qual todas as mulheres indígenas, seus direitos, seus papéis, suas identidades e sua diversidade estarão no centro da agenda pública, pavimentando um caminho para uma extensiva inclusão social e cultural".

Integram a equipe técnica do projeto, além de Jardeline: Rosijane Tukano (coordenação); Marinete Tukano (administrativo); Milene K (coordenação de Comunicação); Rosana Baré (Comunicação); Ariones Soares Alves (Jovem comunicador) e Lucas Escobar dos Santos (financeiro).

Veja mais notícias sobre CulturaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 02 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/