Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 18 Abril 2021

Quase uma década!

Querida leitora e querido leitor,

Sejam, mais uma vez, bem-vindos à coluna Sociedade 5.0! Estamos iniciando o ano de 2030. Há nove anos, compartilho, através desta coluna, boas práticas e repercussões sobre temas como: Sociedade 5.0, Revolução Humana e Novos Negócios. Estão sendo anos de muita troca e aprendizados por ambas partes. Obrigado pela companhia por quase uma década. Muito obrigado!

É incrível perceber como Manaus e, consequentemente, o Amazonas se transformaram ao longo destes anos. Evoluímos enquanto sociedade civil, através dos famosos Shifts de Mindset que comentei com vocês em minha primeira participação nesta coluna! Lembram? Vimos que as relações profissionais, sociais e familiares se desenvolveram em prol do bem coletivo. Uma importante conquista para a humanidade!

Hoje é o dia da nostalgia. Confesso que, por vezes, me bate uma saudade da realidade daquela época e lembro dos diversos problemas que enfrentávamos nos meados da década que se encerra agora, em 2030. Quem esquece dos temidos engarrafamentos no "V8", na Bola do Coroado, na Avenida Djalma Batista ou até mesmo na Avenida das Torres? Vocês lembram como era perder duas horas no trânsito, só para chegar ao local de trabalho?

Hoje, tenho toda a minha agenda de consultorias e mentorias centralizadas em minha assistente virtual e, quando é necessário estar presente fisicamente em alguma indústria ou empresa, a Siri automaticamente faz a conciliação com o serviço de agendamento de carros autônomos, ou com o Uber COPTER - quando é algo mais distante. Lembra que, antigamente, tínhamos que pagar todo início de ano o IPVA, seguro obrigatório DPVAT e seguro de carro? E quando corríamos para abastecer antes que o aumento do combustível chegasse nas bombas (quando a Petrobrás ainda fazia comercialização de derivados de petróleo)?

Ir ao supermercado? Ir ao Shopping? Filas na véspera de Natal para fazer compras no Manaura Shopping ou no Amazonas Shopping? Lembro bem vagamente... que bom que evoluímos de uma sociedade consumista para uma sociedade que possui valores voltados para o ser humano! Até aquele meu jargão ficou aposentado: "o brasileiro compra aquilo que não precisa, com o dinheiro que não tem, para impressionar quem ele não conhece". Há quanto tempo não pronuncio esse jargão?! Já nem sei mais...

Lembram quando ainda vivíamos à mercê de pandemias, principalmente a da COVID-19? Sistemas de saúde público e privado colapsados e sucateados. Um caos instalado na cidade, economia quase parando. Parece fantasia e é incrível imaginar que já passamos por isto. Quem imaginava que, atualmente, todos nós teríamos acesso a um check-up diário na palma da mão, graças à tecnologia interligada pelos assistentes virtuais, sensores nas roupas e uso de inteligência artificial em todos os lugares?

Minha filha mais velha, que completa 17 anos em agosto, está iniciando módulos nos campis da Universidade Soka, no Japão e nos EUA - tudo através de holografia -, devido a uma nova demanda de seu emprego na Europa. Engraçado, na minha época eram 30 horas de viagem só para chegar ao Japão! Hoje ela percorre o mundo em segundos! Como a Sociedade 5.0 transformou a nossa realidade... o mundo todo é nosso vizinho agora!

Corta para 2021. Delírio. Quimera. Devaneio. Estas podem ser palavras para definir os parágrafos anteriores, retratando um potencial cenário, mas que ainda temos como incerto e, talvez, improvável. Ok. Sem problemas… eu compreendo. É difícil acreditar em tantas mudanças em tão pouco tempo. Mas… será que é pouco tempo mesmo? Bem, independente de qualquer coisa, eu acredito que dá para sonhar com um futuro real, possível e esperado. Algo que possamos construir e nos esforçar para acontecer. É desta forma que prefiro vislumbrar o futuro!

Definitivamente, os avanços tecnológicos estão reescrevendo a sociedade global! Tudo o que, até então, levamos anos para aprender e compreender, está sendo implodido a cada instante. Não dá para enfrentar o mundo valendo-se de mindsets que deram certo no passado! Eles fizeram sentido até ontem. A partir de agora, você precisará desenvolver um novo olhar para encontrar novos horizontes na Sociedade 5.0.

Esta coluna tem o objetivo de, quinzenalmente, compartilhar boas práticas e repercutir tendências sobre a tão falada Sociedade 5.0, a revolução humana e os novos negócios. Nos vemos em breve! E, até lá, lembre-se de usar seu tempo da melhor forma possível, pois, como eu sempre digo: tempo é vida! Mas isto é assunto para uma outra hora…


Vitor Kurahayashi

Vitor Kurahayashi é mentor e consultor, diretor no grupo TravelCorp, fundador da Hayashi Consultoria, professor em MBA nos cursos de Gerenciamento de Projetos e Gestão Estratégica de Negócios, atua como voluntário no Instituto Soka Amazonas e no Capítulo Amazônia do Project Management Institute (PMI-AM). Administrador pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Master em Business Administration pela FGV e em Gestão Estratégica de Negócios pela UCB; doutorando em Educação Superior pela Universidade Nacional de Rosario – UNR, na Argentina. 

Veja mais notícias sobre Sociedade 5.0.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 19 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/