As oportunidades são exponenciais, mas as pessoas simplesmente não conseguem perceber ou compreender porque não são capazes de pensar diferente.
No meu entender, quanto mais a tecnologia avança mais precisaremos dos cérebros humanos e das habilidades humanas. Esta é a minha convicção e existem diversos exemplos cotidianos que corroboram com esta minha percepção.
Contudo, isso não significa que não precisamos conhecer e entender sobre tecnologia e suas subáreas. Pelo contrário, para estar inseridona Sociedade 5.0 é de extrema importância não só conhecer, mas como também se aprofundar em algumas de acordo com a sua área de atuação.
A ideia central da coluna de hoje não é ser prescritivo ou entregar uma receita de bolo, mas em ser provocativo quanto à necessidade ininterrupta de nos aperfeiçoarmos enquanto seres humanos e como gestores.
Ademais, para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, temos que ser focados na visão, nos valores e nas pessoas, porque não é sobre estar empregado ou ser empreendedor, e sim sobre como ajudamos e apoiamos outras pessoas para que elas tenham sucesso.
Consequentemente isso demanda muito esforço para tornar os processos e as atividades cada vez mais simples, pois, de certo, a simplicidade além de aumentar a produtividade é a fórmula por detrás de muitas inovações revolucionárias.
- Nova Tecnologia: À medida que o tempo entre as revoluções tecnológicas está cada vez mais curto, constitui-se um ambiente em que a evolução das mais diversas tecnologias alavanca umas às outras e promove disrupções e descontinuidades de produtos e serviços com uma velocidade nunca antes vivenciada;
- Novo Mercado: A combinação de tecnologias mais baratas e conhecimento mais abundante possibilitam ao consumidor mudanças drásticas nos seu comportamento, tornando-os mais exigentes, seletivos e críticos passando a ser mais fiel à sua forma de pensar ou do grupo do qual é pertencente. Pois, o novo mercado municiado pelas novas tecnologias não aceita nem respeita os limites dos setores e categorias;
- Nova Gestão: Com absoluta certeza, a gestão é a maior de todas as tecnologias, pois ela é a única capaz de organizar as pessoas e os recursos para construir coisas incríveis. Mas, o modelo de gestão atual está colaborando e levando as empresas para um caminho de inúmeras dificuldades. A nova gestão deve buscar valorizar a entidade humana e incentivar a criatividade.
Sobre o autor
Vitor Raposo é empreendedor em diversos segmentos, mentor, consultor e professor. Doutorando em Humanidades e Artes pela Universidade Nacional de Rosario – UNR, na Argentina; especialista em inovação e negócios pela Nova Business School em Portugal, em Gerenciamento de Projetos pela FGV e em Gestão Estratégica de Negócios pela UCB. Atua como voluntário no Instituto Soka Amazonas e no Capítulo Amazônia do Project Management Institute (PMI-AM).
*O conteúdo é de responsabilidade do colunista