Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 27 Outubro 2020

Vagas temporárias de final de ano na Região Amazônica

Nesse período do ano, as oportunidades temporárias sempre aparecem, principalmente no setor do comércio, que aquece no período de Natal, Ano Novo e materiais escolares. Por mais que esse seja um ano atípico e que, proporcionalmente, haverá menos vagas se comparado ao ano passado, surgirão novas contratações que podem, em curto prazo, gerar a efetivação na função.

Para buscarmos essa contratação efetiva é necessário observarmos alguns fatores de acordo com cada tipo de setor de mercado: o que cada um espera, quais vagas surgirão e como se candidatar em cada caso específico.

Foto: Brooke Cagle/ Unsplash

 Indústria

O setor da indústria tem aquecido aos poucos com o seguido aumento de consumo de produtos com a demanda reprimida devido à quarentena dos últimos meses. Muitas famílias pararam de comprar e se exilaram em suas residências, deixando tudo para depois, mantendo apenas o consumo básico de alimentação e outros recursos como produtos farmacêuticos e de higiene pessoal.

O que esperam de profissionais:

- profissionais com o segundo idioma avançado ou fluente: essa é uma demanda real especificamente da indústria. Isso ocorre pelo fato da maioria ser de empresas multinacionais que envolvem tratativas com matrizes em outros países. Normalmente, profissionais com outro idioma são efetivados em seguida.

- profissionais com nível técnico aprimorado: como é um tipo de atividade com ações específicas, requer conhecimentos técnicos para o exercício das funções. A área de vendas, por exemplo, se compararmos com o comércio, é diferente, pois um vendedor de indústria não é apenas atender, demonstrar e vender. Ele precisa ser um vendedor técnico, que quase sempre, precisa saber sobre NRs ou normas ABNT sobre os produtos oferecidos. Sendo assim, precisa de cursos nessas áreas.

- profissionais com conhecimentos em burocracia: diferente do comércio e serviço, a indústria tem trâmites administrativos e operacionais mais burocráticos. Isso requer alguns fatores comportamentais como paciência e alto sendo de hierarquia.

Vagas que surgirão em nível proporcional:

- Operadores e auxiliar de produção: com a volta de demanda de consumo, o nível de produção precisa aumentar. Assim, esses dois profissionais serão os beneficiados diretos.
- Profissionais de comércio exterior: com o aumento de consumo, há aumento de produção. Para o aumento de produção ocorrer é necessário importações de insumos e matérias-primas, requerendo profissionais que conheçam de trâmites para liberações de cargas e negociações internacionais com fornecedores e agentes marítimos, aéreos e terrestres.
- Técnicos Mecânicos e Elétricos: com a volta de aquecimento em nível de produção, muitos setores que estavam, até então parados, terão que retornar suas atividades. Com o tempo de parada de produção, muitas máquinas e equipamentos industriais precisarão ser reformados, adequados e até mesmo desmontados e montados para manutenções preditivas.


Como se candidatar:

- para vagas mais focadas em operações como operadores e auxiliares de produção, normalmente as indústrias optam por terceirizarem os profissionais. Sendo assim, o para essas vagas o ideal é participar de processos seletivos através de empresas de RH.
- Os profissionais de comércio exterior normalmente são contratados diretamente pelas
empresas. Dessa forma, o ideal é recorrer a profissionais de gestão ou RH da própria empresa.
- A área também é bem parecida com a área de comércio exterior. Com contratações
diretamente pelas empresas, dificilmente possuem terceirizações de mão-de-obra, a não ser que
seja para serviços pontuais.


Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Articulista de Carreira, Emprego e Oportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, Portal Amazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular.

O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e não reflete, necessariamente, a posição do Portal Amazônia.

Veja mais notícias sobre Eu Profissional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 27 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/