Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 29 Novembro 2020

Quero ser digital influencer

Você já deve ter visto ou ouvido falarem que muitas pessoas estão ganhando dinheiro atuando no universo digital, seja com divulgações de produtos, serviços ou vendas diretas para seus seguidores. Por mais que possamos imaginar que é difícil ser um/a digital influencer, é possível sim e pode ser mais fácil do que pensamos.

Apesar de ser um universo relativamente novo no conceito econômico de mercado e renda, as estratégias que podem ser usadas são parecidas com as convencionais, que sempre vemos sendo usadas por empresas em geral.

Nesse artigo, vou falar sobre alguns pontos cruciais que aprendi ao longo desses anos no braço mais forte que tenho em mídia social: o LinkedIn. É claro que todos os exemplos serão trazidos através da minha experiência com essa rede, no entanto, a essência de estratégias é a mesma, apenas havendo a necessidade de diferenciarmos a linguagem que será usada de acordo com o público. Se o seu serviço ou produto for para um público mais de varejão, a linguagem tem que ser adaptado para a massa de pessoas. Se for mais focado em um público específico, mais adaptado para a linguagem desse público específico. E assim por diante.

Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto? 

Foto: Antoine Beauvillain/Unsplash

O principal pilar

O ponto mais importante para sabermos antes de traçar qualquer estratégia é conteúdo, publicações, postagens. Precisamos definir o público que queremos atingir e assim falar sobre a nossa área. Por mais que tenhamos a ideia de que devemos falar apenas sobre assuntos populares que envolvem muitas pessoas, essa estratégia pode ser um equívoco. Se o seu público busca assuntos sobre emprego, deve falar sobre emprego. Se busca assunto sobre moda, deve falar sobre moda. Se busca assunto sobre maquiagens, deve falar sobre maquiagens. E assim por diante.

É claro que assuntos populares que envolvem muitas pessoas podem ser comentados sim, entretanto, é necessário criarmos a nossa bandeira de reconhecimento, alinhando o nosso perfil ou página para que fique conhecido/a por um assunto específico. Assim, os assuntos populares sendo apenas postagens complementares ao nosso tema principal.

Com isso definido, vamos criar as estratégias seguintes.

Estudo de melhores horários para publicações

Um ponto fundamental para ir rumo ao ganho de novos seguidores é analisar os horários, durante o dia e noite, que mais possuem participação de pessoas, curtidas e comentários nas publicações que fazemos. Se alguma for feita e percebermos que teve um alcance interessante, devemos anotar esse horário em uma folha em branco. Com o tempo, vamos ter vários horários para fazer comparações. Os horários que se repetirem muito são prioridades para postagens futuras. Os que não tiverem muitas repetições devem ser desconsiderados.

Tendo esse fator identificado, a engrenagem de publicações começa a tomar corpo com bons índices de acessos ao perfil ou página, comentários e participações ativas.

Captando público externo

Esse ponto é o mais crucial quando se trata da busca por mais seguidores através de postagens. Quando se estimula outras pessoas a participarem de nossas publicações, alcançamos um público muito maior do que o orgânico, que temos naturalmente em nossa lista de seguidores.

Estímulo à interação

Para que outras pessoas cheguem até o nosso perfil, precisamos primeiro incentivar as pessoas que já nos seguem. Essa estratégia parte de um princípio de fazer que essas mesmas pessoas participem, comentem e compartilhem o que nós falamos. Com essa participação, o que eles comentam aparece no feed das pessoas que eles têm em suas listas de seguidores, aumentando assim a nossa visibilidade, tendo diretamente eles, que já nos seguem, e as pessoas que seguem eles, que vão ter as participações em nossas publicações.

Para entendermos melhor, vamos para um exemplo prático?


  • João tem um perfil que fala sobre Emprego e Carreira. Ele publica uma pergunta.... "Qual a sua maior dificuldade na busca pela sua recolocação?". Isso vai fazer que muitas pessoas escrevam vários comentários.
  • A Andreia faz um comentário na publicação falando que a sua maior dificuldade é elaborar um currículo de sucesso. Com isso, as pessoas que estão adicionadas no perfil ou página da Andreia verão que ela comentou e também verão o nosso perfil, podendo haver participação também dessas outras pessoas. Quanto mais comentam, mais pessoas nós alcançamos e que ainda não temos na base de seguidores.

Essa estratégia funciona muito bem para fazermos o nosso perfil ou página chegar cada vez

mais longe, além do público que já temos. 

Foto: Mateus Campos Felipe/Unsplash

Assuntos polêmicos sem opiniões

As opiniões pessoais sempre dividem público. Se você falar que é a favor de determinado assunto, muitas pessoas que não são podem se afastar de você. Dessa forma, é interessante tratar sobre assuntos sempre com perguntas de opiniões externas. Vamos a um exemplo disso?


  • Carla tem um perfil focado em Política. Ela não simpatiza nem com a ideologia de esquerda, nem com a ideologia de direita. Se ela fizer uma publicação com a pergunta "Qual ideologia partidária você acha mais interessante: a esquerda ou direita?", ela conseguirá atrair os dois públicos, sem afastar sem nenhum deles. Com isso, é possível também que estimule discussões internas entre pessoas que comentam na publicação. Lembra que quanto mais comentam, mais o nosso perfil chega longe? Essa é a ideia.

Como ganhar dinheiro com isso

E como faturar com isso? A realidade é que não há uma fórmula para alcançar esse objetivo. Normalmente as propostas que aparecem para divulgações de produtos e serviços são naturais, sem que a pessoa busque por isso. Com o aumento de engajamento e seguidores, é natural que as empresas comecem a ficar de olho para poder fechar negócios.

Muitos profissionais que querem atuar com negócios digitais perguntam se o ideal é procurar empresas e oferecer o espaço, entretanto, o índice de sucesso nesse tipo de busca é muito baixo.

Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Articulista de Carreira, Emprego e Oportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, Portal Amazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular. 

Veja mais notícias sobre Eu Profissional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 29 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/