Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 05 Agosto 2021

Minhas atividades voluntárias podem agregar ao currículo e carreira?

Os voluntariados são atividades extracurriculares que podem agregar muito para a nossa vida profissional. Quase sempre, não nos damos conta das habilidades que desenvolvemos ao executarmos tarefas voluntárias, seja em um instituto, em uma ONG, em uma ação social, em uma comissão de formatura, enfim. Até mesmo a nossa posição perante a vida familiar pode contar para a exposição do nosso perfil profissional.

Nesse artigo, vamos responder as principais dúvidas de profissionais que fizeram ou fazem trabalhos voluntários e que querem saber como isso pode ser agregado ao currículo, à entrevista ou à abordagem a um/a recrutador/a ou gestor/a que promover a oportunidade de uma recolocação. 

Participei do meu grupo de formatura da escola. Como isso pode contribuir para a minha recolocação?

Uma comissão de formatura é dividida em várias atividades, que são distribuídas entre os seus membros. Entre elas estão a tesouraria, a cobrança, as compras e negociações com fornecedores, a organização do evento e outros. Dentro de cada uma dessas há atividades interessantes para serem expostas:

- tesouraria: desenvolve a habilidade de controle de contas a pagar e receber, fluxo de caixa e movimentações financeiras.

- cobrança: desenvolve a habilidade de negociações com inadimplentes, aumentando a capacidade de lidar com clientes difíceis.

- compras e negociações com fornecedores: desenvolve a habilidade de avaliações de qualidade e fechamentos de negócios com terceiros, o que também pode ser muito bom no dia-a-dia profissional em operações como logística, por exemplo.

- organização de eventos: desenvolve a habilidade de organização, execução e cumprimento de cronogramas e etapas. Esse fator serve para praticamente todos os setores, pois envolve atividades cruciais para qualquer empresa.

Todas essas informações acima podem ser inseridas no item Síntese de Qualificações do currículo ou até mesmo expostas durante uma entrevista. Quase sempre são atividades que podemos pensar que não servem para a carreira.

Na minha família eu que resolvo os conflitos. Há algo positivo para a minha vida profissional?

Há quem resolve os problemas da Família. Você é ou conhece alguém que, sempre quando surgem conflitos, é chamado/a para tentar apaziguar tudo? Pois é.... essa habilidade é fundamental para quem quer concorrer ou deseja se desenvolver para funções de liderança. Com o tempo, o comportamento humano está ficando mais complexo e isso requer muito tato para lidar com pessoas de todos os tipos de personalidades.

Nesse item, ainda podemos destacar a capacidade de atendimentos a stakeholders, o que normalmente é muito usado em setores de projetos, identificando as necessidades de cada um e orientando para que todas as demandas sejam atendidas e o problema solucionado.

E então? O que você já fez hoje entre esses pontos que abordamos ou até outros que podem contribuir para o seu currículo e sua apresentação em uma entrevista? Liste todos esses fatores e use em favor da sua carreira.

Vamos para a prática?

Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Articulista de Carreira, Emprego e Oportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, Portal Amazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular. 

Veja mais notícias sobre Eu Profissional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 05 Agosto 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/