Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 23 Janeiro 2021

Cursos recomendados para 2021

As expectativas para 2021 são muito boas, apesar de ainda estarmos com registros de aumento de casos de Covid em alguns estados. A realidade é que, mesmo que os casos continuem aumentando, dificilmente voltaremos ao período que passamos em 2020, de empresas fecharem suas operações por completo. Mesmo que haja decretos de fechamentos, haverá muita resistência por parte de classes trabalhadoras e empresariais. Se isso é bom ou ruim, é outro tema para tratarmos. Entretanto, é a realidade dos fatos, já tendo ocorrido em alguns estados.

Independente de nossas visões pessoais sobre o que é certo ou errado para o momento, como profissionais devemos trabalhar com a realidade e nos embasarmos nela para as nossas decisões visando o futuro de carreira. Considerando isso, 2021 abrirá muitas demandas em áreas específicas que até então não havia aquecimento de contratações, sejam diretas via CLT ou como prestadores de serviços autônomos ou liberais.

Nesse artigo, vamos tratar sobre as principais tendências de crescimento de demanda para esse ano novo que vem pela frente. 

Foto: Bermix Studio/Unsplash

SAÚDE

A pandemia gerou um grande caos na vida das pessoas e isso gerará muitas demandas para o novo ano em setores como indústria farmacêutica e biomédica, educação física, serviços de nutrição e cuidados preventivos com saúde.

- Cursos para a indústria farmacêutica e biomédica: a exposição feita pela mídia sobre mortes causadas pelo Covid gerou um grande alarme na sociedade de uma forma geral. Muitas pessoas com problemas de saúde começaram a voltar a fazer seus tratamentos e outras, que não tinham problemas, começaram a agir de forma preventiva. Isso gerou e continua gerando uma demanda industrial para a produção de vitaminas, suplementos alimentares e outros produtos de fortalecimento de imunidade. Com isso, há uma cadeia de empregos que surgiram e ainda vão surgir como profissionais para setores de Produção, Farmácia, Pesquisa e Desenvolvimento, Laboratório, Controle da Qualidade e demandas terceirizadas. Todos os cursos relacionados a essas áreas tendem a gerar oportunidades.

- Cursos na área de Educação Física: com as informações de que organismos com alta imunidade reagem mais rápido ao Covid, 2021 será um ano que muitas pessoas procurarão profissionais de Educação Física com o intuito de fortalecimento corporal e, por consequência, aumento de imunidade. Todos os cursos ligados a essa área gerarão demandas de contratações diretas por academias, empresas prestadoras de serviços home care e também contratações indiretas como prestadores diretos de serviços, popularmente conhecidos como personais trainers. 

- Cursos na área de Nutrição: o setor de serviços de orientações para alimentação também tende a crescer por dois motivos: o primeiro é que a quarentena fez muitas pessoas engordarem. O segundo é que pessoas obesas começarão a buscar o emagrecimento com base em informações divulgadas de que obesos são do grupo de risco. Todos os cursos ligados à parte técnica ou de graduação nessa área também gerarão oportunidades no decorrer do novo ano, seja por contratações através de clínicas, hospitais ou serviços independentes/liberais.

Foto: Austin Distel/Unsplash

FINANCEIRO

A área financeira desponta como uma das principais áreas que vão ter crescimento. Isso ocorre porque a maioria das empresas está buscando formas de se reestruturarem e retomarem suas operações. Com meses seguidos em baixa comercial, a reestruturação financeira é crucial para esse momento.

- Cursos na área Contábil e Fiscal: muitas empresas de médio e grande porte começaram a estudar formas de recuperações de créditos fiscais. Ou seja, impostos pagos em duplicidade ou pagos de forma indevida nos últimos 05 anos. Em tempos de vendas aquecidas, poucas empresas se importam em analisar esses números e fazerem auditorias completas para identificações de recursos que podem voltar para o caixa financeiro. No tempo da crise, todas alternativas são analisadas e essa tem sido uma que se tornou realidade no mercado. Dessa forma, isso gera uma grande demanda de contratações de profissionais que conhecem de fiscal e contábil.

- Cursos combinados nas áreas Financeira e Comercial: a área financeira unida com a comercial pode ser um conhecimento interessante nesse momento de tentativa de retomada das empresas. Isso ocorre porque normalmente quem conhece de financeiro, é especialista apenas nele. E quem conhece de comercial, é especialista apenas nela. A junção desses dois conhecimentos gera capacidades interessantes que as empresas têm observado como a habilidade de analisar uma estratégia comercial definida e avaliar o impacto financeiro que isso pode causar na empresa, se realmente a iniciativa dará lucro, quanto haverá de custo para operar tudo, quais os riscos financeiros e viabilidades para a operação. Normalmente alguém que atua somente na área Comercial vê apenas o número de vendas, entretanto, nem sempre esse número dará lucro, havendo vários fatores que podem consumi-lo no decorrer da operação. Por isso, um profissional com os dois conhecimentos pode se destacar no novo ano que vem pela frente. 

Foto: Farzad Nazifi/Unsplash

TI – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A área tecnológica vem crescendo já há alguns meses, gerando demandas de softwares, sites, computação, telecom e segurança da informação. Com o fechamento físico de muitas empresas durante a quarentena, empresários/as e gestores/as descobrirem um universo que até então muitas organizações ainda não exploravam como deveriam: o tecnológico e as estratégias comerciais sendo aplicadas num mundo "invisível". Dessa forma, buscando conhecimentos e profissionais que atuem com esse novo formato de negócio.

Com esse crescimento real que já se trata do presente, não mais do futuro como sempre ouvimos, muitas demandas começam a ser geradas como formas alternativas de geração de faturamento/renda para o mundo organizacional. Entre eles estão:

- Cursos na área de desenvolvimento de softwares: a procura de empresas por desenvolvedores de softwares foi significativa no ano de 2020 e isso tende a continuar, pelo menos, nos próximos 02 anos. Esse efeito é ocasionado pela necessidade de controle de informações de toda a empresa, que antes era feito de forma manual por profissionais contratados ou através de planilhas. Se esses profissionais foram desligados no auge da pandemia, essas informações ficaram soltas, sem ter ninguém para administrá-la como fatores trabalhistas, fiscais, financeiros, logísticos e administrativos. A automatização entrou para suprir essa demanda.

- Cursos na área de ciência de dados: essa é a área organizacional com maior destaque nesse exato momento no mercado. Isso acontece porque as análises e estratégias comerciais estão em migração constante para a administração de dados, principalmente digitais. Isso consiste em uma operação de colhimento de informações com o uso de mídias digitais em geral, análises das mesmas e definições de estratégias com esse embasamento. Com a tendência de migração de negócios para a área digital e em mídias sociais, esse crescimento será absoluto nos próximos anos. A realidade dessa área é que muitos consumidores estão parando de ir às lojas e passando a comprar pela internet. Isso altera significativamente a identificação de demandas de consumo, o que faz, por consequência, essa área crescer.



Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Articulista de Carreira, Emprego e Oportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, Portal Amazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular. 

Veja mais notícias sobre Eu Profissional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 23 Janeiro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/