Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 26 Outubro 2020

Como gerar renda através de trabalhos autônomos ou liberais

Com o período de crise, os últimos 05 anos foram refletores de profissionais que migraram para os trabalhos independentes devido à busca pela sobrevivência em uma sociedade com poucas ofertas de empregos. O eletricista que era contratado por uma construtora, por exemplo, passou a prestar serviços em residências, condomínios e para famílias de uma forma geral. A vendedora de loja que tinha o seu registro em CLT passou a vender produtos para clientes via mídias digitais ou presencial. O designer que atuava como funcionário de uma agência de marketing e publicidade passou a criar artes e desenhos para outros profissionais e empresas, e assim por diante.

A questão é que esse período de cinco anos fez muitos profissionais descobrirem formas de ganharem mais dinheiro do que quando tinha o registro em carteira. Dessa forma, podem trabalhar para 4, 5, 6 clientes diferentes, sem a obrigatoriedade de horários e todo o mecanismo de uma contratação tradicional. 

Reprodução/internet

Padronização de diálogos iniciais e negociações

Há quem diga que a padronização é ruim quando se trata de vendas dinâmicas de serviços ou produtos, entretanto elas podem definir um método eficiente e forte de abordagens a clientes. É claro que a cada cliente teremos uma forma de falar, mas a essência da abordagem pode ser a mesma, sempre. Vamos a um exemplo prático disso?

Vamos considerar que o João trabalha com serviços de reelaboração de currículos. A abordagem inicial ao cliente deve ser sempre feito de forma impactante, para que possa induzir o cliente a efetivamente comprar. Depois disso, vamos aos detalhes e características de cada um deles. O primeiro passo é importante para podermos chegar nesse segundo item.

Para definir um padrão de diálogo inicial, precisamos identificar qual o tipo de público o João tem. No caso, profissionais que buscam recolocação profissional. Assim, vamos a um exemplo claro e objetivo de abordagem:

Nesse nosso serviço de avaliação/reelaboração curricular, nós aplicamos todas as mudanças necessárias, avaliando fator a fator, um a um. Adaptamos no formato que é mais fácil para a interpretação dos selecionadores.

E lhe entregamos o novo currículo já pronto em, no máximo, 3 dias úteis

Isso atende as suas expectativas? 

Aparentemente, é uma abordagem simples, não? Mas tem vários ganchos que possibilitam a indução do cliente para a resposta. Exemplo: o único objetivo de um currículo é, claro, chamar a atenção do/a recrutador/a. Sendo assim, quando o João pergunta "Isso atende as suas expectativas?", é claro que a resposta será sim. Se um/a cliente o procura para reelaborar um currículo, o objetivo obviamente é ter um documento que chame a atenção de quem vai receber. Mesmo sendo uma resposta óbvia, com isso estamos trabalhando a afirmação mental do/a cliente. Ou seja, ele precisa falar para ele mesmo que o serviço atende ao que ele busca. A tendência de fechamento é bem maior do que apenas a apresentação da abordagem.

Sendo assim, o pilar principal da padronização da abordagem inicial é fazer uma pergunta que o cliente responda, que induza ele a interagir que, por consequência, vamos envolvê-lo/a na venda.

O exemplo citado pode ser completamente diferente da sua área, porém a essência deve ser sempre a mesma. Adapte ao seu produto ou serviço. Como? Vamos para mais um exemplo?

Joana vende roupas através de mídias sociais e já identificou que o seu público são moças de 17 a 25 anos de idade. Considerar que essa faixa etária tem fortes ligações com assuntos amorosos, a estratégia dela pode ser a seguinte...

Quer impressionar o namorado, ficando mais linda para ele com uma roupa fantástica? Ahhhh, então você precisa conhecer as nossas peças !!!

Se a Joana falar de qualquer outro assunto, a tendência é que não gere tanta atratividade quanto se for um assunto real e latente no perfil dos consumidores. Se o público-alvo fosse pessoas da Terceira Idade, seria outro contexto completamente diferente. E assim por diante.

Como divulgar os meus produtos e serviços?

Inicialmente, para não gastarmos muitos recursos com propagandas caras, o ideal é que tenhamos um forte foco em redes sociais. Isso requer um conhecimento mínimo de edições de fotos ou vídeos. As formas de divulgações podem ser das mais variadas possíveis, entretanto, eu destaco uma que é universal e a que mais surte efeitos;

Demonstrações de clientes usando seus produtos ou serviços finalizados: não há melhor mecanismo de propaganda do que a demonstração de clientes satisfeitos através de fotos ou gravações em vídeos. Com isso, ativamos o senso consumidor de "Se a pessoa está satisfeita é porque deve ser bom". Por consequência, os contatos passam ser realizados pelos próprios clientes, e com o tempo passamos a fazer menos contatos ativos, as famosas abordagens.

E minha aposentadoria, como fica sem o registro CLT?

Muitos profissionais ficam preocupados com o sistema de suas aposentadorias se não estiverem trabalhando com o registro em carteira. A verdade é que todos nós podemos continuar contribuindo com o INSS, assim como seria feito se estivéssemos trabalhando em alguma empresa. Simplificando, nada muda quanto a aposentadoria.

Administração de Tempo de Trabalho e Família

Um ponto crucial para quem está ensaiando empreender voo como profissional autônomo ou liberal é ter um planejamento de tempo ajustado, onde não permita o trabalho atrapalhar a convivência em Família e vice-versa. Esse fator se torna importante de observamos pelo fato de que quando estamos atuando nesse modalidade de trabalho, a tendência é que fiquemos mais tempo em casa. Com isso, podemos criar a ideia de que é um trabalho mais "relax". Se tivermos esse condicionamento de comportamento, a tendência é que tenhamos um baixo nível de produtividade devido às interrupções de tempos durante o dia.


Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Articulista de Carreira, Emprego e Oportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, Portal Amazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular. 

O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e não reflete, necessariamente, a posição do Portal Amazônia.

Veja mais notícias sobre Eu Profissional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 26 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/