Manaus 30º • Nublado
Terça, 31 Janeiro 2023

Como a quantidade de páginas pode influenciar o sucesso de um currículo

O tamanho de um currículo, historicamente, sempre foi uma dúvida de muitos profissionais. Ouvimos tantas teorias que acabamos confundidos e criando várias versões sobre um único objetivo, que é ser chamado(a) para a entrevista. A questão é que não há embasamento científico comportamental que possamos usar para definir a quantidade mínima ou máximo de um currículo.

O que define o sucesso de uma leitura não é o tamanho do documento, mas sim os gatilhos de atração que são inseridos no discorrer das informações. Para entendermos isso é bem simples. Você já viu a quantidade de livros que são enormes, mas que são sucessos mundiais? Pois é... eles são exemplos disso. Independente da quantidade de páginas, são lidos do início ao final.

Nesse artigo vou falar os mitos populares que existem sobre o assunto, as características de algumas áreas específicas e também a melhor maneira de criar gatilhos que gerem a atração de quem vai ler.

Foto: VIN JD/Pixabay

O mito popular 

Definitivamente, não há essa realidade de "currículo não pode ter mais de 02 páginas", ou "currículo tem que ter 01 página". Um currículo pode ter até 10 páginas. Se ele tiver gatilhos de leitura bem estimulados durante as descrições, ele pode gerar mais resultado do que um currículo de duas páginas. Sim, isso mesmo.

Por isso, quando você for elaborar o seu currículo, não se preocupe em excluir informações para poder ter um currículo "enxuto", como muito se escuta por aí como a forma ideal. Coloque todas as informações, desde que não sejam ultrapassadas como cursos que não existem mais, ou experiência de 20 anos atrás ou algo similar. Ao final dessa confecção, faça outra revisão e veja se não há desperdício de espaços devido descrições muito extensas. Vamos a dois exemplos de descrições que nos mostrem como podemos identificar uso excessivo de espaço?

EXEMPLO 1: Gestão de todo o processo logístico. Fazia o controle dos recebimentos com notas fiscais, armazenamento de aproximadamente 5000 caixas, movimentações internas e externas com o uso de equipamentos logísticos, e depois a expedição.

No exemplo acima, percebe-se o uso de 03 linhas devido a um detalhamento excessivo que pode ser simplificado para deixar a leitura mais rápida e agradável. Vamos ver como?

EXEMPLO 2: Gestão de processos logísticos de recebimentos, armazenagens, conservação, movimentações e expedições de cargas.

Agora, com o uso de 01 linha e meia, de forma enxuta, rápida e prática.

A forma de recrutadores(as) lerem currículos

Sim, há sistemas de leituras diferentes e tempos médios para cada nível hierárquico, considerando a complexidade de cada processo seletivo. Dessa forma, o(a) recrutador(a) que vai ler se programa, mesmo que de forma inconsciente, para fazer a análise do documento. Vamos aos exemplos disso?

- VAGAS OPERACIONAIS: normalmente, por exigir uma experiência única, tem um tempo médio mais rápido para a leitura, sendo de 5 a 10 segundos para cada currículo. Dessa forma, não há problema em ter um currículo extenso, entretanto, podemos adaptar ao tempo real de leitura, deixando ele mais curto.

- VAGAS TÁTICAS: o tempo médio de leitura aumenta de 20 a 30 segundos. Isso porque os conhecimentos pretendidos são maiores do que as vagas mais operacionais. Normalmente, 03 ou mais conhecimentos são avaliados. Isso tende a deixar a leitura um pouco mais demorada.

- VAGAS ESTRATÉGICAS: o tempo médio de leitura aumenta para 70 a 140 segundos. Isso ocorre porque o nível de conhecimentos exigidos é significativamente maior do que qualquer outra área. Além disso, há a análise de resultados expostos em projetos executados por profissionais, que é um item interesse de ter nesse tipo de currículo.

Por que algumas áreas tendem a ter mais páginas?

Algumas áreas tendem a ter mais páginas e isso é normal. A de Engenharia Civil, por exemplo, que atua diretamente com projetos, tem profissionais com experiências rápidas por cada empresa. Exemplo: o projeto de uma construção de um condomínio por uma empresa. Depois, outro de construção de complexo de lazer. Alguns deles são meses, outros anos. Se o(a) profissional em questão atender 5 projetos de 06 meses cada um, estamos falando que, em 02 anos e meio, ele terá passado por 05 empresas diferentes. Não por incompetência, como muitos podem pensar, mas sim por serem projetos.

A área de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento também tende a ser assim. Projetos que envolvem pesquisas têm início, meio e fim. Por isso, a projeção é que nesses currículos tenham mais empresas, logo, sendo mais extensos.

Os gatilhos de atração

O brasileiro, de uma forma quase geral, é um grande contador e ouvidor de histórias. Temos uma tendência comportamental de adorá-las, não é verdade? Por isso, não há gatilho melhor do que fazer um currículo com enredo. Sabe como fazer isso na prática? Assim....

EXEMPLO 3: Vamos imaginar que Joana é uma profissional da área de gestão logística. No currículo dela inseriu todas as informações das suas atividades....

- Gestão de processos logísticos de recebimentos, armazenagens, conservação, movimentações e expedições de cargas

- Avaliações e controle de riscos operacionais

- Monitoramento de cronogramas logísticos, processos, conformidades operacionais, tempos médios de execução e padrões de qualidade

- Acompanhamento de custos e variações de custos operacionais

- Soluções de problemas e tratativas junto a fornecedores

- Desenvolvimento de planos de Melhorias Contínuas

Ao ler esse texto, você vê que há uma sequência? Primeiro fazemos a gestão, depois analisamos os riscos, depois monitoramento a operação, acompanhando os custos, no meio disso resolvendo ocorrências e depois melhorando o que deu errado.

É exatamente assim que precisamos contar as nossas históricas. Deu pra pegar?

Sobre o autor

Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Comentarista de Carreira, Emprego e Oportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, Portal Amazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista 

Veja mais notícias sobre Eu Profissional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Fevereiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/