Substância presente na Ayahuasca pode combater a depressão, diz estudo

Foto: Reprodução/Shutterstock

A Ayahuasca, também conhecida como chá do Daime, é uma bebida produzida por populações tradicionais do Sul da Amazônia Legal e Internacional. Suas propriedades são estudadas desde que ganhou popularidade por ser usada em cerimônias do Santo Daime. A última novidade sobre ela revela o potencial para tratamento de depressão.

A pesquisa, realizada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), mostrou um aumento no número de células progenitoras humanas a partir do uso de harmina, uma substância altamente concentrada encontrada da Ayahuasca.

A descoberta é extremamente importante, porque os remédios clássicos para o tratamento da depressão agem da mesma maneira que a substância. Eles revertem os sintomas estimulando a proliferação de células progenitoras no sistema neural. Este tipo de célula tem o poder de se transformar em outros tipos de células, mas diferente das células-tronco, as progenitoras geralmente são produzidas com um tipo alvo específico.

Outra pesquisa publicada anteriormente na Revista Brasileira de Psiquiatria, já levantava a hipótese de que a bebida seria eficiente na redução de quadros de depressão. O resultado foi obtido com a participação de voluntários que relataram, após 24 horas da ingestão do chá, sentirem a diminuição dos sintomas da depressão. Em média 62% dos voluntários apresentaram alguma melhora num curto período de tempo.

Segundo a pesquisa da UFRJ, o efeito estaria relacionado à harmina, uma espécie de antidepressivo natural, presente em grandes quantidades na Ayahuasca.

Legalidade

Em 2004, o Conselho Nacional Antidrogas no Brasil retirou a Ayahuasca da lista de drogas alucinógenas, permitindo o uso do chá em rituais religiosos. Alguns países, entretanto, ainda mantêm a proibição devido a presença de dimetiltriptamina, um composto proibido em países, como na Rússia e nos Estados Unidos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade