Pará firma parceria para produção de repelente à base de andiroba

O Pará firmou nesta quinta-feira (3) uma parceria inédita com a empresa Beraca Ingredientes Naturais S/A para fabricar e distribuir um repelente para insetos de grande durabilidade à base de andiroba. O objetivo é combater o mosquito Aedes aegypti. A iniciativa envolve as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), de Desesnvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), de Saúde Pública (Sespa) e de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca (Sedap).

O repelente pode ser considerado um produto inovador por ser mais natural, tendo em vista que ele utiliza o mínimo de ativos industrializados e importados de outros países, como o N,N-diethyl-3-methylbenzamide, mais conhecido como DEET, que não é fabricado no Brasil, mas, importado da China. Por meio dessa parceria serão produzidas, como um projeto piloto, 500 mil unidades do repelentes a serem distribuídas pela Sespa a 500 mil mulheres grávidas e idosos.

A expectativa é de que, além de atuar na prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, o projeto possa contribuir para a geração de renda de comunidades agroextrativistas e para o incentivo à verticalização produção ligada à biodiversidade no Pará. Para isso, a Sedap fornecerá apoio à organização e capacitação das cadeias agroextrativistas comunitárias instaladas no Pará que fornecerão à Beraca as sementes da andiroba.

 A ação integra os objetivos previstos no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado do Pará (Pará 2030) e no Programa Paraense de Incentivo ao Uso Sustentável da Biodiversidade (Biopará), coordenado pela Sectet.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade