ICE da Ufam promove 7ª Semana de Ciência e Tecnologia a partir desta sexta-feira

O tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, o Instituto de Ciências Exatas  da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam) promove, de 18 a 23 de outubro, a VII edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unidade (SECT/ICE).

O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e reúne estudantes do ensino básico e superior, professores e pesquisadores dos cursos de Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química para discutir o ensino das ciências exatas hoje. As atividades são abertas ao público. Confira a programação neste link.


Foto: Reprodução/Shutterstock

Apresentação de trabalhos (oral e pôster), palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas são algumas das atividades a serem realizadas durante a VII Sect. Coordenada pela professora Karime Bentes, o evento congrega em um mesmo espaço e período as Semanas de cada um dos cursos do Instituto e as integra ao evento maior que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).


“A VII Sect/ICE viabilizará a divulgação dos produtos desenvolvidos por cada curso não somente à comunidade acadêmica, mas também ao público visitante. A Semana busca ainda ampliar o esforço de descobrir, atrair e valorizar talentos, integrar os cursos e comunidade (discentes, docentes e técnicos em educação) do ICE e interagir com a rede de ensino básico e superior do Amazonas, criando um ambiente de reflexão sobre o ensino de Ciências Exatas”, informou a coordenadora.


Abertura


No primeiro dia, será realizada a palestra de abertura, proferida pela professora Maria Olívia Simão, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/Ufam). Ela abordará o tema “Sustentabilidade na Universidade Pública”, a partir das 16h, no auditório Rio Amazonas, localizado na Faculdade de Estudos Sociais (FES), Setor Norte do Campus Sede.


Outro destaque da programação é a palestra “Ciência, Tecnologia e o Desenvolvimento Sustentável” ministrada, no dia 23, pelo professor Ricardo Magnus Osório Galvão, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. A atividade ocorre às 8h30, também no auditório Rio Amazonas. 


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Em sua 16ª edição, a SNCT é o maior evento de popularização da ciência do Brasil. Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, conta com a colaboração de universidades e instituições de pesquisa; escolas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; ONGs e outras entidades da sociedade civil. Em 2018, foram quase 95 mil atividades em 1.506 municípios brasileiros, envolvendo mais de 1.500 instituições.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Sistemas agrícolas tradicionais guardam memória e apontam caminho para o futuro, afirma antropóloga 

Tema foi desenvolvido pela antropóloga Emília Pietrafesa de Godoi na Escola Interdisciplinar FAPESP 2025. Ela relatou sua experiência de pesquisa com sistemas agrícolas tradicionais na região da Flona do Tapajós, no Pará.

Leia também

Publicidade