Vazante restringe navegação em trecho do rio Solimões, no Amazonas

MANAUS – O trecho do rio Solimões, próximo ao município de Coari, no Amazonas, conhecido como “Ilha do Meio” teve a navegação parcialmente restrita pela Marinha do Brasil. As condições de navegabilidade do local estão comprometidas devido a vazante. A decisão se aplica a navios com calado superior a seis metros, que estejam com o auxílio de práticos a bordo.
O local é uma das rotas de embarcações que escoam a produção da província petrolífera de Urucu da Petrobras. O trânsito de embarcações no trecho só está permitido para barcos regionais com calado inferior a seis metros. A medida terá vigência até que as condições de navegabilidade sejam restabelecidas.
Segundo a estação de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em Coari, no dia 8 de outubro de 2015, cinco dias antes da adoção da medida, o nível do Solimões era 6,87 metros (m). O órgão destaca que o rio apresenta elevação na região do Alto Solimões e que o ritmo de descida em Coari já diminui. Ainda assim, na medição do dia 19 de outubro o nível era de 4,76 m. O menor nível já registrado em Coari é de 1,31 m, no dia 10 de abril de 2010.
Segundo o Comando do 9º Distrito Naval, a medida já foi adotada em outros anos, de acordo com as condições de navegabilidade dos rios da região. A Marinha não descarta estender a restrição a outros trechos dos rios da Amazônia. Isso ocorreria somente nos pontos críticos, que venham comprometer a segurança da navegação.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade