Tremor assusta moradores em região ao sul de Tocantins

Vista aérea da cidade de Taguatinga. Foto: Divulgação/Prefeitura de Taguatinga

Um tremor assustou os moradores de Taguatinga, Aurora do Tocantins e Combinado, região sudeste do estado de Tocantins. Eles relatam ter ouvido um barulho na madrugada de quarta-feira (7), como se fosse trovão. Alguns dizem que as portas balançaram e outros ouviram um estralo na madeira da casa.

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) confirmou o tremor e disse que o fenômeno foi na escala de 2.7 mR (magnitude regional), a 11 km de Aurora do Tocantins, às 5h41 de quarta-feira.

O morador de Taguatinga Orlando da Silva Ribeiro, 38 anos, estava deitado quando ouviu e sentiu um barulho. “Senti que as portas e janelas balançaram. O barulho era como se fosse um trovão. Vi que não era bomba e não estava chovendo na hora. Dá um medo. Fiquei pensando: ‘o que vai acontecer, será que vai desabar’?”, contou ao G1.

Ele relembra que o barulho durou de cinco a sete segundos. No dia, a mãe dele, Francisca da Silva Ribeiro, estava na fazenda da família, que fica em Aurora do Tocantins, a cerca de 40 km da outra cidade. Ela garante que também ouviu o barulho e ficou assustada.

O tremor também foi sentido na cidade de Combiando. A dona de loja de materiais de construção Maria Aparecida conta que na mesma madrugada acordou com o barulho. “Ouvi um barulho como se fosse um trovão. As portas estremeceram. Eu estava dormindo e acordei com o estrondo. Hoje, estava conversando com um senhor e ele me contou que o tremor também foi registrado em uma fazenda, mas foi ainda mais forte”.

Outro caso

Em novembro de 2015, moradores de Peixe, a 302 km de Palmas, também sentiram um tremor de terra. Alguns deles, disseram que estavam preocupados com a barragem da Usina Hidrelétrica de Peixe Angical que, segundo os moradores, já apresenta rachaduras.

Na época, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília confirmou o tremor e disse que o fenômeno foi na escala de 2.9 mR (magnitude regional), o que é considerado baixo. De acordo com o Observatório, o abalo aconteceu em uma profundidade de 12 km.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade