Rio Juruá começa a subir após vazante histórica

Foto: Divulgação/Agência Acre

O rio Juruá dá sinais de recuperação após a maior vazante da história. No último dia 17 de setembro, o manancial atingiu 2,29 metros (m), o menor nível já registrado desde que a Agência Nacional de Águas (ANA) passou a monitorá-lo, em 2011. Nesta quinta-feira(6), o rio atingiu 2,98 m.

Segundo o chefe de monitoramento hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no Amazonas, André Santos, o período de chuvas já começou na região. “O rio Juruá tem um comportamento muito parecido com o do Purus. Na região começaram as chuvas, o índice do Purus começou a subir e isso provavelmente vai se refletir no Juruá”, disse. Ainda segundo o CPRM, há previsão de chuva no período de 6 a 14 de outubro na região da calha do Juruá.

O rio Juruá nasce no Peru e é um dos afluentes da margem direita do rio Solimões. No Acre, ele passa pelas cidades de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves. No Amazonas, passa por Eirunepé, Envira, Carauari, Ipixuna, Guajará, Juruá, Itamaraty.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

MPF pede suspensão do licenciamento das obras na BR-319 entre Manaus e Porto Velho

Órgão exige que as licenças ambientais sejam emitidas somente após a consulta prévia às comunidades indígenas e tradicionais que serão impactadas pela pavimentação da rodovia.

Leia também

Publicidade