Uma iniciativa está apostando na confiança para a comercialização de sorvetes sem a presença do vendedor. De acordo com informações do G1 Amapá, a ideia é que o comprador pegue o produto e pague na base da honestidade, já que ninguém toma conta do local. É só depositar o dinheiro, R$ 2, na urna ao lado.
“Sorvete da Honestidade” é um projeto que nasceu com a proposta de trabalhar a confiança entre o público e a instituição. O freezer fica em um corredor do prédio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).
“São nas pequenas ações que demonstramos que somos honestos, por isso criamos esse projeto. Essa também é uma forma de mostrar que os órgãos públicos estão apostando na honestidade das pessoas”, contou Ediljane Ramos, diretora administrativa da CTMac.
No primeiro mês do projeto, 450 sorvetes foram depositados no freezer e 388 foram vendidos. Ao todo, 16 produtos não foram pagos e a companhia avaliou o resultado como positivo e espera números melhores nos próximos meses.
O analista de sistemas Elder Nunes estava andando no prédio quando observou o freezer. Ele estranhou que não havia ninguém para receber o pagamento e aprovou a iniciativa.
“De início estranhei porque é esquisito ver esse tipo de comércio na cidade, mas fiquei feliz porque essa é uma forma de praticarmos a honestidade”, disse Nunes.
Por enquanto, o projeto acontece apenas no prédio da CTMac, mas, de acordo com os idealizadores, a proposta é levá-lo para outras instituições públicas.