Maranhense pagará mais caro por energia a partir de segunda

conta de energia dos maranhenses vai ficar mais cara a partir da próxima segunda-feira (28). Uma tarifa da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) será reajustada em 13,2%.

O aumento reflete um cálculo de duas parcelas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tiveram aumento tarifário no estado.

Na parcela A estão os custos setoriais de transmissão e compra de energia. Já a parcela B é correspondente aos custos gerenciais. Fernando Mendonça, gerente de Assuntos Regulatórios da Cemar, esclarece que a maior parte do aumento é de atualização de regulamentos da própria Aneel.

Apenas 4,30% refere-se a parcela B. Os demais percentuais são atualização da parcela A, que são custos não gerenciados pela empresa.

No estado, 900 mil consumidores tem tarifa diferenciada, por baixa renda e participação em programas sociais. Para eles, o aumento será de 12,8%.

O gerente da Cemar lembra que cerca de 240 mil pessoas que tem direito à tarifa diferenciada ainda não recebem o benefício porque não atualizaram o cadastro. Fernando Mendonça explica como regularizar a situação.

“Basta ele ir a um Centro de Referência de Assistência Social da prefeitura, pegar o seu cadastro, receber o seu NIS e ir a qualquer agência Nossa Distribuidora para que ele passe a ter direito a uma tarifa menor e pagamento menor da conta de energia.”

É bom lembrar que o reajuste, que começa na próxima segunda-feira, vale para todos os municípios maranhenses.*Deixe o Portal Amazônia com a sua cara. Clique aqui e participe.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade