Criado para financiar programas e projetos do setor público e privado relevantes para o desenvolvimento do Estado do Pará, o Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), implementa diversas ações por meio de convênios celebrados com os municípios utilizando transferências voluntárias para o repasse de recursos financeiros. Atualmente, vigoram 114 convênios com o aporte de R$ 117 milhões, atendendo demandas de 59 municípios nas áreas da assistência social, infraestrutura, educação e esporte.
Salinópolis atrai praticantes de esportes aquáticos. Foto: Rodolfo Oliveira/Agência Pará
Com o propósito de disciplinar os procedimentos relacionados à operacionalização e à necessidade de aperfeiçoar a parceria entre estado e municípios, o FDE assumiu um novo desafio e está desenvolvendo o Manual de Convênios, que contempla as informações básicas de cada fase dos contratos, a regulamentação, procedimentos e regras para a obtenção dos recursos públicos, assim como sua aplicação e controle, já considerando as recentes alterações na legislação e processos que regem o assunto.
Para adequar a nova ferramenta aos usuários, sejam órgãos estaduais, municipais ou entidades envolvidas na sua instrumentalização, a Seplan vai oferecer ampla divulgação do novo manual e capacitação. “O manual será acessado em ambiente virtual e ficará disponível no site da Seplan”, informa Paulo Roberto Moraes, diretor do FDE, ressaltando que essa ferramenta proporcionará mais agilidade e transparência das ações.
saiba mais
Observatório do Polo Industrial de Manaus completa um ano de atuação
Comissão de Assuntos Municipais debaterá mineração no Sul do Amazonas
Vale inicia operações da mina S11D em Canaã dos Carajás