Auditores da Secretaria da Fazenda (Sefa) em Óbidos, oeste do Pará, apreenderam na madrugada do último sábado (3), no rio Amazonas, duas balsas que transportavam 498 cabeças de gado. As embarcações partiram de locais de diferentes, uma saiu de Uruará e outra de Monte Alegre. Mas, segundo os fiscais, a carga tinha o mesmo destino: abatedouros em Manaus (AM). A mercadoria foi apreendida porque estava sem nota fiscal. Da fiscalização resultaram 13 termos de apreensão e depósito e o recolhimento de R$ 117 mil, referentes a imposto mais multa.
A unidade fazendária é denominada base Candiru e fica no porto da cidade de Óbidos. Em novembro, Polícia Federal, Receita Federal e Sefa definiram um projeto básico para a construção de uma unidade conjunta para atuar na área do estreito do rio Amazonas. O objetivo é ampliar as ações de segurança e fiscalização no local, que tem tráfego intenso de mercadorias, boa parte delas vindas da Zona Franca de Manaus.
O projeto da nova base Candiru, desenvolvido pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, prevê a construção de uma base com 492 metros quadrados e ambientes de trabalho e repouso para três equipes, com capacidade para receber até 36 pessoas. A construção será feita com recursos das três instituições.