Em Belém, shoppings e salões de beleza reabrem no sábado e centro comercial terá novo horário de funcionamento

Com a decisão, os shoppings devem funcionar das 12h às 20h e os salões de beleza e barbearias das 9h às 20h.

Em nova reunião na tarde desta quinta-feira, 4, entre o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, representantes dos shoppings centers e salões de beleza da capital, além dos profissionais das Secretarias Municipais de Economia (Secon) e Saúde (Sesma), foi decidido pela abertura dos shoppings centers e salões de beleza no próximo sábado (6).

Shoppings funcionarão das 12h às 20h. (Foto:Divulgação/Boulevard Belém)

Com a decisão, os shoppings devem funcionar das 12h às 20h e os salões de beleza e barbearias das 9h às 20h. Já o centro comercial da cidade terá um novo reforço na fiscalização e organização dos ambulantes. O horário do centro comercial também mudou. A partir desta sexta-feira (5), o funcionamento será das 9h às 16h. “Vamos organizar o trânsito com o fechamento de algumas vias e reduzir o horário do comércio. Esperamos com tudo isso alcançar o equilíbrio”, disse Zenaldo Coutinho.

O prefeito de Belém reforçou que a colaboração de todos é essencial neste momento. “O apelo que eu faço aos lojistas, ambulantes, comerciantes, é o de defesa ao emprego, a renda e trabalho. Mas vamos defender a vida de todos. É necessário o compromisso de toda a população”, completou.

O diálogo permanente que a Prefeitura de Belém vem mantendo com cada setor econômico, vem garantindo o retorno gradual e responsável nesta primeira fase do plano de retomada econômica do município.

“Precisamos de um retorno responsável”, reforçou o gestor municipal, que garantiu, também, que as fiscalizações devem ser ainda mais intensas nesta sexta, no comércio, com a presença do Comitê de Segurança Municipal, que é composto pela Guarda Municipal de Belém, Ordem Pública e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB).

Novas medidas podem ser tomadas caso as ruas do centro comercial voltem a registrar o descumprimento do protocolo, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, álcool em gel e as medidas de distanciamento.

Apoio

A flexibilização para reabertura de shoppings centers e salões de beleza foi possível graças à disponibilidade de leitos clínicos e de UTI, nos Hospitais do Município e também do Estado.

A taxa de leitos vagos nesta quinta, é de 39% de disponibilidade para leitos clínicos, e de 24% disponíveis para leitos de UTI. Além disso, foi identificada uma redução no número de atendimentos nas urgências e emergências da capital. Menos demandas na entrada e redução da mortalidade.

Ainda sobre os shoppings, o prefeito Zenaldo Coutinho pontuou que os estabelecimentos devem fazer um controle rigoroso do acesso e circulação, com protocolos para medir temperatura, higienização e respeito de espaço entre consumidores, assim como a disponibilidade de álcool gel. “Não vão abrir ainda nessa etapa os parques, cinemas e restaurantes”, completou.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade