Detran-AM anuncia mudanças nos documentos de veículos

O novo documento vai trazer agilidade, principalmente para quem mora no interior do estado

A partir deste mês, o documento de compra e venda de veículos (CRV) e de porte obrigatório (CRLV) sofrerão mudanças em todo o país, segundo determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A primeira novidade é que eles não serão mais impressos em papel-moeda, mas somente em papel comum, ou em formato digital no celular, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

As mudanças entram em vigor nesta segunda-feira (04). Quem for licenciar o veículo já vai receber o novo documento de porte obrigatório, que antigamente era conhecido como Dual, mas que agora passa a se chamar Certificado de Registro e Licenciamento Veicular digital (CRLV-e).

Esse novo modelo será expedido para quem fizer o primeiro emplacamento de veículo este ano, para quem fizer o licenciamento anual, quem vender o veículo, quem mudar de domicílio, mudar características do veículo, fizer a remarcação do chassi ou precisar de segunda via do documento de posse obrigatória para rodar.

Foto: Reprodução/Shutterstock

Documento de transferência

Com a chegada do CRLV-e, a transferência de propriedade do veículo também sofrerá mudanças.

Vai haver duas situações na hora da venda do veículo: a primeira envolve veículos emplacados até 31 de dezembro de 2020, e a segunda, veículos emplacados a partir deste ano.

Para veículos emplacados até o ano passado, o vendedor ainda vai utilizar o documento verde, em papel-moeda, que era conhecido como DUT. No caso da transferência de veículos ano 2021 para frente, a pessoa vai utilizar a Autorização de Transferência de Propriedade Veicular (ATPV).

Esse novo documento vai ficar disponível, inicialmente, no atendimento presencial do Detran-AM e, posteriormente, no Portal de Serviços do Órgão. Após pegar a ATPV, basta seguir o mesmo procedimento que sempre foi realizado para a transferência de propriedade: fazer vistoria, ir ao cartório registrar as assinaturas, fazer a comunicação de venda e depois vir ao Detran-AM para finalizar o procedimento.

Comodidade

Essas mudanças não irão implicar nenhum acréscimo de taxas para os donos de veículos. O novo documento vai trazer agilidade, principalmente para quem mora no interior do estado.

Para se ter uma ideia, a transferência de um veículo ou o novo emplacamento poderia levar até dois meses, dependendo do município. Isso porque os documentos vinham para Manaus e depois tinham que retornar fisicamente.

Com a mudança, após chegar a Manaus, o novo documento já estará disponível eletronicamente no posto de atendimento do Detran-AM nos municípios, em até uma semana.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade