Construção da nova sede da Funai em Altamira começa em março

A construção da nova sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Altamira (PA) começa dia 1° de março. A informação foi dada pelo presidente do órgão , Antônio Costa, à Procuradora da República Thais Santi em reunião em Brasília na última segunda-feira (20). A reunião teve o objetivo de tratar dos assuntos encaminhados na audiência realizada em Altamira, em janeiro deste ano, a respeito do cumprimento do Plano Básico Ambiental – Componente Indígena (PBA-CI) da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

O presidente da Funai se reuniu com a procuradora do MPF, Thais Santi. Foto: Mário Vilela/Funai

A construção, pela Norte Energia, da nova sede da Coordenação Regional (CR) Centro Leste do Pará, em Altamira, é um dos pontos pendentes do PBA que foram objeto de acordo em reunião realizada com representantes da empresa, em 2 de fevereiro na Funai. Costa informou ainda que os recursos orçamentários para a instalação das bases de vigilância previstas no Plano de Proteção das Terras Indígenas impactadas pelo empreendimento estão garantidos e que já iniciou tratativas para viabilizar os recursos humanos necessários para a estruturação da CR. Os planos de proteção estão sendo discutidos nas aldeias e a previsão é que sejam concluídos no início de março.

A procuradora tratou também de assuntos relacionados à Terra Indígena Paquiçamba e do acesso dos Yudjá (Juruna) aos reservatórios, para atividades de pesca, uma das condicionantes da UHE Belo Monte.

Para o presidente, houve avanços. Ele ressaltou, no entanto, a fragilidade institucional por que está passando a Funai, com recursos humanos e orçamentários escassos. “Comprometo-me, dentro das limitações da Funai , com os encaminhamentos da reunião de Altamira. Estamos tentando de tudo. Dia primeiro de março começam as obras da CR e estão garantidos os recursos para a instalação das bases de vigilância”, reforçou.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade