Apagão atinge quatro municípios do Amazonas

O desligamento de dois circuitos do Linhão Tucuruí-Manaus gerou apagão na capital e nos municípios de Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo – todos na Região Metropolitana -, nesta sexta-feira (31). As informações são do G1 Amazonas.

Populares disseram que a falta de energia iniciou ainda durante a madrugada. “A Eletrobras Distribuição Amazonas informa que às 4h25 o Operador Nacional do Sistema (ONS) registrou o desligamento de dois circuitos, no trecho Oriximiná-Silves, da Linha 500kV Tucuruí-Manaus”, diz nota enviada ao G1.

Segundo a Eletrobras, o processo para reativar a distribuição foi iniciado. “O ONS está em processo de religação, iniciado às 5h04, para gradualmente normalizar o fornecimento de energia no Amazonas”, afirma a Eletrobras. 

Foto: Leandro Tapajós/Rede Amazônica
O corte no fornecimento afetou ainda o trânsito na capital. Semáforos ficaram sem funcionar nas principais vias. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) deslocou agentes para os principais corredores viários.

Segurança

Para o frentista, Francisco Cleto, de 22 anos, a falta de luz causa riscos para quem trabalha durante a madrugada. O posto onde ele atua, na Avenida Cosme Ferreira, Zona Leste, ficou completamente às escuras. “Segurança é o principal fator. A gente fica sobressaltado o tempo todo”, disse.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda de comunidades na Amazônia

O Projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia é uma parceria público-privada que congrega 19 associações de produtores focadas na extração da biodiversidade amazônica.

Leia também

Publicidade