Apagão atinge Amazonas, Tocantins, Amapá e Pará

Os Estados do Amazonas, Tocantins, Amapá e Pará, foram atingidos por uma queda de energia na tarde desta quarta-feira (21). Ao Portal Amazônia, vários internautas reclamaram sobre um apagão que pegou todos de surpresas. Segundo uma nota da Eletrobras Distribuição Amazonas, o motivo da falta de energia foi por causa de um circuito duplo de 500KV do linhão de Tucuruí.

A dona de casa Deuzelina Oliveira, que mora no São Jorge, relatou que estava lavando roupa quando houve o apagão. “Não demorou muito, mas fiquei surpresa. Geralmente, deixo os afazeres domésticos para o período da tarde, e aqui não é normal faltar energia nesse horário. Meus parentes também reclamaram da situação”, contou.

Já o universitário Rodolfo Viana, atravessava a Avenida Paraíba no momento do apagão e contou que os sinais pararam de funcionar. “O trânsito simplesmente parou, a gente até pensou que fosse um acidente de carro, mas eram os sinais que haviam parado de funcionar. O trajeto que faço em 15 minutos, levou uns 30”, disse.

Foto: Reprodução/Shutterstock
Nas redes sociais, a população se manifestou perguntou se havia mesmo ocorrido um apagão. “A energia faltou em toda cidade?”, perguntou um internauta. “Blackout geral? É isso mesmo?”, questionou outro. Outros falaram do sinal de telefonia móvel. “Não estou conseguindo fazer ligações, socorro!”, escreveu uma internauta. 

De acordo com a Eletrobras, a equipe espera um posicionamento do Operador Nacional de Sistema (ONS) para que mais informações sejam repassadas para os clientes. 

Norte e Nordeste

Por meio de nota, a ONS, informou que às 15h48, desta quarta-feira, uma pertubação no SIN causou o desligamento de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN. O ONS destacou também que em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW. 

As equipes do ONS estão neste momento trabalhando para normalizar a recomposição dos sistemas Norte e Nordeste. As causas do desligamento estão sendo investigadas. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazônia onde a violência campeia sem controle

Conflitos gerados por invasões de terras configuram hoje o principal eixo estruturante da violência na Amazônia Legal, segundo conclui o estudo Cartografia das Violências na Amazônia.

Leia também

Publicidade