Aliança distribui equipamentos para enfrentamento da nova onda de Covid-19 no interior do Amazonas

Ação emergencial contribui para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus no Amazonas

Em mais uma ação emergencial para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus no Amazonas, a Aliança Covid Amazonas, coordenada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), realizou nesta semana a entrega de equipamentos e insumos hospitalares para os municípios de Iranduba, Manacapuru e Nova Olinda do Norte. O objetivo da iniciativa é ajudar a suprir as demandas mais urgentes da rede de saúde do interior do estado, que sofre com a falta de infraestrutura e o aumento de casos da Covid-19.

Em Iranduba (a 36 quilômetros de Manaus), foram entregues um ventilador pulmonar, dois concentradores de oxigênio e insumos de ventilação para o Hospital Hilda Freire. Na ocasião, também foram doados três ventiladores pulmonares e diversos insumos para o tratamento de pacientes do Hospital de Campanha de Manacapuru. A ação teve apoio da Hivos e do programa “Todos pela Saúde” do Banco Itaú.

A FAS ainda realizou um treinamento para profissionais de saúde dos dois hospitais beneficiados com foco no processo de instalação, configuração e interface dos equipamentos doados. Além disso, a Fundação garante que as equipes terão suporte técnico sempre que necessário.

Para o município de Nova Olinda do Norte (distante 134 quilômetros da capital), foram enviados três concentradores de oxigênio, dois ventiladores, 2 mil máscaras descartáveis e 200 kits de higiene pessoal. O transporte dos equipamentos foi realizado com apoio do Grupo Americanas e do Greenpeace Brasil, e as doações articuladas em parceria com Hivos, Parceiros Brilhantes e programa “Todos Pela Saúde”.

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), dos 257.606 casos confirmados no Amazonas até esta quarta-feira (27), 114.348 são de Manaus (44,39%) e 143.258 do interior do estado (55,61%). Manacapuru possui 5.830 confirmados, Iranduba tem 5.032, e em Nova Olinda do Norte são 1.994 registros.

SOS Amazonas

Com estrutura mais precária se comparados a Manaus, diversos hospitais do interior do estado estão sofrendo com o aumento significativo de internações por Covid-19. Para contribuir neste cenário emergencial, a Aliança Covid Amazonas está promovendo a campanha SOS Amazonas para captação de recursos financeiros e materiais, e realizando a entrega de doações para as regiões mais afetadas.

Máscaras descartáveis e de tecido, álcool gel, medicamentos, oxímetros, termômetros digitais, testes rápidos e uma miniusina de oxigênio estão entre os insumos doados nas últimas semanas pela iniciativa para prefeituras, associações e organizações para o enfrentamento ao novo coronavírus no estado.

Um canal de doação exclusivo para essa situação foi criado e as pessoas podem contribuir pelo PIX CNPJ 09351359000188 ou via cartão de crédito no link abre.ai/sos-amazonas. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Saiba quais são as 9 construções mais antigas da Amazônia

Em cada cidade da Amazônia Legal existe ao menos uma construção que exala a história local a partir da colonização.

Leia também

Publicidade