‘Poderia ser você’: Exposição fotográfica retrata situação dos imigrantes em Manaus

A exposição fotográfica “Imigrantes: Poderia ser você” será aberta ao público a partir da próxima terça-feira (30), às 19h, na unidade do Senac, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. Os registros foram produzidos pelos alunos do curso de técnicas de fotografia da instituição e buscam sensibilizar a população sobre o tema. 

 

Partindo do princípio de que a fotografia também tem uma função social de grande importância para a sociedade, os alunos sob a orientação do professor Djonatan Piehowiak decidiram abordar a imigração na capital amazonense, visto que desde o ano de 2017 a cidade tem recebido um fluxo grande de imigrantes, principalmente da Venezuela.

Foto: Divulgação/Senac

 

Conforme o professor, a exposição faz parte do modelo pedagógico do Senac AM e desafia os alunos a pensarem em projetos ousados e que tenham impacto na sociedade em geral, aliando o conhecimento teórico com a prática. Para ele, todos somos imigrantes em algum momento e é importante considerar a realidade de cada um. 

 

“Todos somos imigrantes. Todos somos humanos. O simples fato de você sair de sua cidade ou estado já o torna um imigrante, a maior diferença é a situação que cada uma imigra. Nós quisemos retratar de forma mais humana a batalha que está sendo para essas pessoas em sair de seu país em busca de uma nova vida”, disse Piehowiak. 

 

As fotos, na sua maioria, são de imigrantes venezuelanos no ambiente trabalho e também há registros de imigrantes haitianos, peruanos, chilenos e colombianos, sendo que estes se encontram em melhor situação e, muitos, vieram para o Amazonas para estudar.

Foto: Divulgação/Senac

 

Serviço

O quê: Exposição Fotográfica Imigrantes: Poderia ser você

Quando: Terça-feira (30)

Horário: 19h

Onde: Senac Cidade Nova, Rua Visconde de Itanhaem, n. 863, Cidade Nova

Quanto: Gratuito

Informações: 3649-3750

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazônia onde a violência campeia sem controle

Conflitos gerados por invasões de terras configuram hoje o principal eixo estruturante da violência na Amazônia Legal, segundo conclui o estudo Cartografia das Violências na Amazônia.

Leia também

Publicidade