Mais de 5 mil presos de estados da Amazônia farão o Enem neste ano

Pouco mais de 5 mil e 200 presos de estados da Amazônia se inscreveram para participar neste ano do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL). O Mato Grosso concentra a maior parte dos interessados, com 1065 inscrições.

Em 2017 – contando todos os estados da região – foram 3 mil e 500 candidatos. As provas estão previstas para os dias 11 e 12 de dezembro.

O Exame será realizado nas Unidades Prisionais e Socioeducativas que fizeram adesão em novembro; sendo que cada uma contará com um responsável pedagógico.

Essa pessoa terá – entre outras atribuições – autorização para acessar os resultados dos participantes e pleitear uma vaga no Sisu – Sistema de Seleção Unificada e em outros programas de acesso ao ensino superior.

Foto: Divulgação

Assim como no Enem regular, serão aplicadas quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação em Língua Portuguesa.

No primeiro dia do Enem PPL serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos, além de Ciências Humanas e as tecnologias voltadas para as duas áreas. Também no dia 11 os participantes fazem a redação.

Já no segundo dia do Exame vão ser avaliados os conhecimentos em Ciências da Natureza e Matemática e as tecnologias aplicadas nas duas questões.

Os participantes, com idade a partir de 18 anos, vão poder usar o desempenho no exame como porta de acesso à educação superior. Já os participantes menores de 18 anos, só vão poder utilizar os resultados conquistados para a uma autoavaliação de conhecimentos.

A ideia do Enem é avaliar o desempenho individual do participante ao final do ensino médio.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade