Indígenas fecham fronteira entre Brasil e Venezuela após confronto com militares

Indígenas da tribo Pemon fecharam a fronteira entre Brasil e Venezuela, nesta quarta-feira (12), na região de Pacaraima (RR), após um confronto com militares venezuelanos deixar um índio morto e outros dois feridos. O confronto ocorreu em Canaima, a 20 quilômetros da fronteira, nessa terça-feira (11).
 

Foto: Reprodução/Rede Amazônica 

O confronto ocorreu entre os índios e militares da Direção-Geral de Contra-Inteligência Militar da Venezuela. Até o momento, ainda não se sabe o que pode ter ocasionado o conflito, porém, o líder da tribo Pemon afirma que o governo do País vizinho tem atacado indígenas perto da região de Salto Angel.

Além do fechamento da fronteira, os manifestantes definiram uma paralisação em toda a região da Gran Sabana e exigem uma reprogramação dos comícios do Congresso Nacional Eleitoral do município.

Até a publicação desta matéria, o governo de Nicholás Maduro não havia se pronunciado sobre a situação. Apenas pedestres conseguem atravessar a fronteira, na região de Pacaraima.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Saneamento é inclusão: indígenas contam como acesso à água em Manaus muda o conceito de cidadania

Universalização do saneamento básico no maior bairro indígena de Manaus, o Parque das Tribos, é meta para 2030, segundo concessionária.

Leia também

Publicidade