Exposição, visitas a navios e provas no Rio Negro celebram o Dia do Marinheiro

O Dia do Marinheiro será celebrado com uma diversificada programação durante o mês de dezembro, em Manaus (AM). O Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) vai realizar visitas a navios, provas tradicionais no Rio Negro, além de uma exposição gratuita.

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil
A população da capital amazonense vai poder conhecer o cotidiano da vida marinheira por meio de visitação pública ao Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) ‘Doutor Montenegro’ e ao Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) ‘Roraima’. As embarcações estarão atracadas no Cais do Rodway, Centro de Manaus, nos dias 8 e 9 (sábado e domingo), das 9h às 17h.

No domingo (9), a partir das 7h, o Com9ºDN apoia a realização das provas do Rio Negro Challenge, com a sua prova de maior destaque: a Travessia Almirante Tamandaré. A prova terá o percurso de 8,5 km, reunindo nadadores locais e nacionais, na Praia da Ponta Negra, zona oeste da capital. No mesmo dia, das 7h às 12h, acontece a Exposição Estática de Aeronave do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, no calçadão da Praia de Ponta Negra.

Em continuidade aos eventos programados, também será realizada a Exposição do Dia do Marinheiro, que estará aberta no domingo (9), de 12h às 22h, e na segunda e terça-feira (10 e 11), de 10h às 22h, no Shopping Ponta Negra, localizado na Avenida Coronel Teixeira, 5.705. No dia 11, às 19h30, a Banda de Música dos Fuzileiros Navais do Com9ºDN apresentará um repertório variado composto por músicas militares e MPB, na praça da alimentação do centro de compras.

Para encerrar a programação da Semana da Marinha, no dia 13 de dezembro, às 16h50, acontecerá a Cerimônia Militar alusiva ao Dia do Marinheiro e a Imposição da Medalha Mérito Tamandaré, na sede do Com9ºDN, localizado na Rua Bernardo Ramos, s/nº, Ilha de São Vicente, no Centro de Manaus (AM), mediante convite.

Saiba como surgiu o Dia do Marinheiro

O Dia do Marinheiro surgiu em homenagem a Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, que nasceu, em 13 de dezembro de 1807, na cidade de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul. O Almirante Tamandaré é considerado herói militar e patrono da Marinha do Brasil devido a sua bravura nos combates da Guerra do Paraguai e por todo o seu serviço prestado em defesa da Pátria.

“As qualidades do Almirante Tamandaré, comprovadas por suas ações bem-sucedidas, são exemplos, não somente para os bons marinheiros, mas para os brasileiros de todos os tempos; relembrá-las é um exercício de patriotismo e inspiração”, informou a Marinha do Brasil, por meio do Com9ºDN.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade