Agora é oficial. O ‘Dia da Policial Militar Feminina’ foi incluído no calendário oficial de Rondônia (RO). O governador Marcos Rocha (PSL) sancionou, em decreto publicado nesta sexta-feira (12), a criação da data.
Conforme a nova Lei Ordinária, a data será comemorada anualmente em 10 de fevereiro, em referência a inclusão das primeiras mulheres na PM do estado, ocorrida em 10 de fevereiro de 1983.
O projeto de lei foi aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa (ALE-RO) no último mês de junho. Segundo a Casa de Leis, a criação de uma data para as policiais foi feita como um forma de homenagem às mulheres que ajudam na segurança da população.
As primeiras menções sobre mulheres na PM em Rondônia ocorreram em 1983, quando Angelina dos Santos Correia e Maria Lúcia Cardoso Lima foram incorporadas à corporação.
Segundo a ALE, outros estados do país já tinham a data oficial em seus calendários, como São Paulo e Mato Grosso, e agora Rondônia também decidiu criar uma data para as policiais militares.
A lei de criação do Dia da Policial Militar Feminina, de número 4.534/19, entra em vigor a partir desta sexta-feira em Rondônia.