Denúncia anônima colabora com a apreensão de nove tartarugas, em Rondônia

A Polícia Civil do Acre, por meio da delegacia do município de Costa Marques, com apoio da Polícia Militar realizou, na quarta feira (10), a apreensão de nove tartarugas e 149 ovos do quelônio prontos para serem consumidos ou comercializados. As equipes contaram com o apoio de moradores, que realizaram uma denúncia anônima dando conta do comércio de tartarugas no local.  O município de Costa Marques está situado no interior de Rondônia, na região do Guaporé.

Foto:Divulgação/Governo de Rondônia

O delegado Reinaldo Reis compareceu pessoalmente ao local da denúncia e foi abordado por uma criança, que perguntou ao delegado se ele queria comprar tartaruga e o levou para ver os animais. Em uma das casas havia um cômodo (uma espécie de galinheiro), com três tartarugas e vários cascos, alguns com indícios de que o animal havia sido abatido recentemente. Na residência, os agentes também encontraram ovos de tartaruga na geladeira.

Na residência vizinha foram encontradas outras seis tartarugas, uma dentro de uma caixa d’água e outras cinco no quintal da casa, envolvidas em sacos de estopa. Duas pessoas foram conduzidas para a delegacia da Polícia Civil de Costa Marques e foram interrogadas. O delegado irá deliberar sobre a prisão ou não dos conduzidos.

Foto:Divulgação/Governo de Rondônia

A soltura dos animais será realizada no rio Guaporé, no local denominado Praia do Curralinho e será acompanhada por servidores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Polícias Civis e Militares.

O delegado Reinaldo Reis coordenou os trabalhos e ressaltou que conta com o apoio da população, através de denúncias anônimas para o número 197, que contribuem com o combate à pesca predatória de quelônios na região.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda de comunidades na Amazônia

O Projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia é uma parceria público-privada que congrega 19 associações de produtores focadas na extração da biodiversidade amazônica.

Leia também

Publicidade