Campanha de vacinação contra a gripe no Amazonas começa na próxima segunda

O Ministério da Saúde decidiu antecipar em quase um mês a campanha de vacinação contra a gripe no Amazonas, que enfrenta um surto da doença. Em transmissão ao vivo pelo Facebook, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmaram, nessa quinta-feira (14), que a vacinação no estado começará na próxima segunda-feira (18).

“A gente já tinha antecipado um pouco o cronograma para a Região Sul do Brasil, mas houve uma atipia lá no Amazonas, um número muito grande, com muitos óbitos, então o presidente pediu para somarmos esforços”, afirmou Mandetta.

Ao todo, o Sistema Único de Saúde (SUS) está enviando para o estado 1 milhão de doses da vacina. A distribuição do produto para os municípios do interior do estado será feita com apoio de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). O adiantamento da vacinação no Amazonas havia sido solicitada pelo governo do estado.

“Até a secretaria estadual receber e distribuir [as doses], capaz de neste final de semana ou segunda-feira a gente já estar vacinando, primeiro, gestantes e crianças, que é o grupo de risco principal, depois o público-alvo, com bastante organização e aí gradativamente a gente vai produzindo as vacinas para o restante do Brasil”, acrescentou Mandetta.

Manaus

A Prefeitura de Manaus informou que irá disponibilizar 183 salas de vacina para dar início à vacinação dos grupos prioritários contra a Influenza A. As vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde devem chegar à capital amazonense até domingo (17).

O secretário de Saúde do município (Semsa), Marcelo Magaldi, lembrou que a rede de frios da secretaria está equipada para receber as doses para imunizar as 455.083 pessoas dos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde que são são as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; as gestantes; as puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional; professores da rede pública e privada.

Também integram os grupos a receberem a vacina as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; as portadoras de outras condições clínicas especiais como doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Edward, Síndrome de Patau, Síndrome de Warkany).

Para receber a dose da vacina, é importante levar o Cartão de vacinação e um documento de identificação. Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais deverão apresentar, também, prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica. Para os profissionais do público-prioritário, basta apresentar o contracheque ou crachá.
 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade