Começa, nesta quarta-feira (12), no Amapá, uma operação para combater irregularidades na venda de fogos de artifício e evitar acidentes durante as festas juninas. O Corpo de Bombeiros vai realizar visitas técnicas nos pontos de venda desses produtos para orientar os comerciantes sobre o correto armazenamento dos artefatos.
A procedência dos materiais, a certificação e a quantidade estocada também vão ser observadas durante a fiscalização. A operação ainda envolve uma campanha de conscientização das famílias sobre a correta utilização dos fogos de artifício.
O tenente-bombeiro Bruno Abreu, da Diretoria de Segurança Contra Incêndio, lembra que é preciso evitar o uso de rojão e bombas perto de inflamáveis, árvores ou fiação. Ele alerta que até mesmo a utilização dos chamados chuveirinhos por crianças merece a atenção dos pais.
O Corpo de Bombeiros também pede que as pessoas evitem soltar fogos de artifício sob efeito de álcool. Rojão e bombas devem ser acionados a partir de lugares fixos, sem uso da mão como suporte.
Em caso de acidente, os médicos recomendam lavar o local afetado em água corrente e limpa. Medicamentos ou pomadas não devem ser aplicados no momento da lesão. Nos casos mais graves, é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima.