Povos originários são homenageados na oitava edição do Grafita Roraima

O evento tem como objetivo a produção de painéis por Boa vista com a participação de professores, alunos e artistas em geral.

O curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o Instituto Maku-X Cultural e o Movimento Urbanus, realizam a oitava edição do ‘Grafita Roraima’, nos dias 11, 12 e 13 de novembro, com homenagem aos povos originários, em Boa Vista.

O evento é um dos maiores da Região Norte e proporciona a integração dos Coletivos de Arte Urbana com a UFRR. Reúne artistas de diferentes estados e países proporcionando a troca de experiências e o contato com o ambiente educacional, por meio de oficinas, palestras, ações colaborativas e pintura de murais.

Foto: Divulgação

A professora da UFRR e uma das coordenadoras do projeto, Dayana Soares, explicou que, “dentre o formato que já possui, o Grafita Roraima atua com pintura de painéis pela cidade com a participação de professores, alunos e artistas em geral. Essa edição pretende trabalhar com a temática dos povos originários e retratar de alguma forma elementos dos povos que habitam Roraima. Essa é uma das maiores temáticas que teremos atuação”.

O principal objetivo busca mobilizar a aproximação e o aprendizado das linguagens artísticas urbanas, em especial, o Graffiti. Também visa possibilitar uma relação entre a comunidade, artistas, acadêmicos do Curso de Artes Visuais e UFRR com o contato nas atividades que envolvam ‘muralismo’, além de interagir com diferentes constituições artísticas, estratégias pedagógicas e possibilidade do contato com grafiteiros do Brasil e do exterior.

“Realizaremos oficinas, palestras e durante a pintura do painel haverá uma programação que envolve a cultura hip hop e outros elementos da arte urbana. Um dos principais focos é estar vinculando esses aprendizados, ensinamentos alinhados com os coletivos, escolas estaduais e a UFRR”, afirma Soares.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Javaporcos: entenda como Roraima está atuando no controle de espécie invasora

Nos últimos anos, uma grande quantidade de javaporcos tem se espalhado por Roraima, especialmente na região central do Estado.

Leia também

Publicidade