Manaus 30º • Nublado
Quinta, 01 Dezembro 2022

Designer cria personagens de luta inspirados em elementos dos Estados brasileiros

Designer cria personagens de luta inspirados em elementos dos Estados brasileiros

Uma série de personagens chamou a atenção dos internautas em setembro deste ano, com características de personagens de jogos de luta, mas representando cada Estado do Brasil inspirados nas bandeiras.

O responsável pelas artes é o carioca da cidade de Magé, no Rio de Janeiro, Gustavo Almeida. Designer há quatro anos, ele conta que teve a ideia após se inspirar no trabalho de um amigo, conhecido como Marquinhos, que produziu uma arte imaginando a bandeira de Pernambuco como um personagem de um jogo de RPG (tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas), chamado Genshin Impact.

Intitulado de 'Ordem e Porrada', o projeto tem como objetivo representar os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal em elementos únicos de cada lugar. E os Estados da Amazônia Legal já começaram a ser representados.

Foto: Gustavo Almeida / Cedida

Até o fim de setembro, o designer já divulgou 14 Estados, sendo eles: Bahia, , Rio Grande Do Sul, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal, Sergipe, Minas Gerais, Goiás e, da Amazônia Legal, já divulgou Maranhão, Pará e Rondônia

O designer contou ao Portal Amazônia que o processo de criação dos personagens leva em média de 10 a 14 horas, dependendo dos detalhes. De acordo com Gustavo, a etapa mais demorada está ligada ao processo de pesquisa dos Estados, no qual o ilustrador procura sempre trazer elementos que remetem ao local. 

"É o que mais leva tempo na verdade. Faço o máximo para criar uma ideia interessante e complexa ao mesmo tempo", afirma Gustavo.

Os personagens da Amazônia Legal

Até a publicação desta matéria (30 de setembro), apenas três Estados da Amazônia Legal foram representados. No caso Maranhão, o artista adicionou elementos que mostrassem o bumba meu boi, típico da cultura local, inserido no ombro, e o vestido com estampas de uma dança chamada de Tambor de Crioula. 

Foto: Gustavo Almeida / Cedida

Já no Pará, os elementos estão relacionados a cabanagem, uma revolução que ocorreu durante o Império do Brasil, na Regência de Diogo Antônio Feijó, de 1835 a 1840. 

Os poderes da personagem são inspirados no açaí, que está em suas mãos. Um outro elemento curioso está em suas botas: referência à cantora, coreógrafa e compositora Joelma.

Foto: Gustavo Almeida / Cedida

O terceiro Estado, Rondônia, envolve o Festival do Maracujá na saia e a coroa que está na cabeça da personagem representa o Festival do Divino.

Foto: Gustavo Almeida / Cedida

Em exclusividade ao Portal Amazônia, Gustavo revelou que o próximo a ser divulgado é do Estado do Amazonas.

"A ideia é ser uma maga que utilize personagens do folclore como habilidades, com elementos em cima, que vai ser o boto, e em baixo, o Boitatá. Ela vai ser uma amazona poderosa com pinturas faciais de aldeia. Ela vai ter vitiligo em referência ao encontro dos rios e também vai ter referência ao Caprichoso e Garantido",

revela Gustavo.

Confira agora, com exclusividade, a arte do estado do Amazonas:

 Confira alguns personagens dos outros Estados brasileiros: 

Veja mais notícias sobre AmazôniaArte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 01 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/