Dia da Poesia em Manaus é escolhido em homenagem ao poeta Luiz Bacellar

A data escolhida, 4 de setembro, é a que marca o nascimento do poeta amazonense. Lei foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 11 de janeiro.

O poeta amazonense Luiz Franco de Sá Bacellar nasceu em Manaus em 4 de setembro de 1928 e morreu em 9 de setembro de 2012, aos 84 anos. Por sua contribuição na literatura com reconhecimento nacional, o poeta ganhou mais uma homenagem. Dessa vez, a prefeitura de Manaus (AM) sancionou a Lei 3.013, que institui o Dia da Poesia em 4 de setembro.

A nova lei foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 11 de janeiro e institui a data no calendário oficial da capital amazonense. O poeta ficou conhecido desde sua estreia literária, com o livro ‘Frauta de barro’, publicado em 1963, e que recebeu o Prêmio Olavo Bilac da Prefeitura do Distrito Federal. 

O projeto de lei é de autoria do vereador Raiff Matos, que atendeu sugestão feita pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), órgão auxiliar da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Foto: Divulgação/Concultura Manaus

Reconhecimento

A diretora-presidente em exercício da Manauscult, Oreni Braga, ressaltou a importância da data:  “Luiz Bacellar é um dos maiores poetas que a literatura brasileira e amazonense ganhou e que recebe essa merecida homenagem da cidade, que ele tanto retratou em poemas”.

Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, essa iniciativa, além de promover a poesia, será um estímulo para o cultivo da palavra poética, principalmente entre os jovens.

“A poesia é fundamental na vida das sociedades e das pessoas. Celebrar a vida e a obra de um poeta como Luiz Bacellar é um ato de reconhecimento da Prefeitura de Manaus e fundamentalmente uma oportunidade de destacar anualmente em nossa cidade a poesia, a palavra e a leitura, com seu poder de transformar a vida das pessoas”, destaca Telles.

A lei ressalta que a comemoração da data deve ser incluída na agenda dos departamentos municipais de cultura, turismo, educação, além da promoção de lazer, com a realização de eventos alusivos à história da literatura brasileira e de homenagens aos poetas locais.

Poderão ainda ser criados concursos, saraus, peças e exposições literárias com o objetivo de fomentar, incentivar, apoiar, descobrir, reunir e premiar poetas locais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade