Confira 5 filmes produzidos no Amazonas que poderiam ganhar um Oscar

Seja pela criatividade ou inovação, abordagem ou tema, algumas produções amazônidas poderiam estar na lista da maior competição cinematográfica.

O Oscar é considerado a maior premiação do cinema mundial e esperado por muitos críticos e fãs da sétima arte. As produções são de vários países e este ano uma produção amazônica, ‘O território’, chegou a figurar como uma das cogitadas à ganhar a estatueta dourada, mas não foi para a lista final. 

Mas muitas outras produções realizadas na Amazônia poderiam até concorrer a premiação mundial não é mesmo? Seja pela criatividade ou inovação, confira cinco filmes indicados pela Secretaria de Cultura do Amazonas que poderiam estar na lista:

Tucandeira. Foto: Reprodução/Cineset

O clã das jibóias – o jiu-jitsu na Amazônia (2022)

A produção com direção de Heraldo Daniel é um documentário que parte da imigração japonesa de uma trupe de lutadores, passando pela retomada no ano 1976 com a chegada de Reyson Gracie a Manaus e concluindo com a fase do “jiu-jitsu exportação”,  tornando os lutadores da Amazônia conhecidos no mundo todo. 

Stone heart (2021)

Nessa produção dirigida por Humberto Rodrigues, guerra, epidemias, escassez de recursos e colapso social transformaram os seres humanos em criaturas de pedra deformadas, presas aos seus piores vícios. De repente, uma flor aparece e liberta uma dessas pessoas do isolamento.

A Hespanhola (2021)

Um casal de barões da borracha de Manaus se transporta de 1919, fim da Gripe Espanhola no Brasil, até 2020, auge da pandemia de Covid-19. Entre quinino, chá inglês, música de beiradão e modem de internet, as desventuras do casal, sob o ópio inebriante da pornochanchada, mostram como as estruturas conservadoras se mantêm desde outros tempos. A direção é de Francis Madson. 

Tucandeira (2020)

Um filme de Jimmy Christian, Tucandeira conta a história da tribo dos Sateré Mawé, que em pleno coração da floresta amazônica, mantém rituais de passagem da puberdade dos homens, marcados de extremo valor e representatividade.  

Itacoatiaras (2021)

O documentário dirigido por Sérgio Andrade, em parceria com a artista Patrícia Gouvêa, retrata as diferenças e semelhanças entre a praia Itacoatiara de Niterói, no Rio de Janeiro, e o município de Itacoatiara, no Amazonas. A obra retrata o apagamento da história que liga esses lugares.  

 E aí? Qual filme você adicionaria nessa lista?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rabada no tucupi: prato típico do Acre gerou curiosidade depois de ser tema de conversa no BBB 26

Receita acreana, rabada no tucupi foi citada pela paraense Marciele durante diálogo com Leandro dentro da casa do reality show.

Leia também

Publicidade