Manaus 30º • Nublado
Segunda, 15 Abril 2024

Associação Yanomami cria estatueta alternativa de madeira para enviar aos vencedores do Oscar

sdkas_20230311-170833_1

Uma campanha criada pela Urihi Associação Yanomami contra a extração de ouro ilegal na Amazônia foi divulgada na sexta-feira (10/03) por meio de um vídeo publicado no canal The cost of gold (o custo do ouro), no Youtube. Intitulado 'O Custo do outro', o vídeo possui 2 minutos e é narrado por Junior Hekurari, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e da Urihi Associação. 

Os indígenas da etnia Yanomami preparam uma estatueta da divindade 'Omama', que simboliza o "criador da Amazônia" na cultura da etnia. Criada pela agência DM9, o objetivo é atrair atenção global para a crise humanitária que os povos Yanomami tem sofrido e com a contaminação dos rios e desmatamento que se alastra pela região. 

O objeto será enviado aos vencedores da maior premiação do cinema mundial, o Oscar. A campanha também foi divulgada pela ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara.

Foto: Reprodução / Youtube

No vídeo, Júnior Hekurari fala em sua língua nativa a respeito da estatueta do Oscar, que é coberta por ouro 24 quilates, e levanta as problemáticas enfrentadas com a exploração do garimpo ilegal na região amazônica.

"Um dos maiores símbolos de sucesso pode estar, em breve, nas suas mãos. A estatueta do prêmio, coberta de ouro 24 quilates, a forma mais pura do outro. Se é que existe uma forma pura de ouro. Na sua cultura, ouro é símbolo de sucesso. Mas é importante saber a que custo. O ouro ilegal é garimpado em mercúrio. Litros e mais litros são despejados nos nossos rios, matando nossos animais, matando nossa floresta, matando nosso povo"

diz o líder da associação.
Foto: Reprodução / Youtube

Os indicados ao Oscar 2023 receberão pelas redes sociais um recado em vídeo do próprio Júnior Hekurari, antes dos premiados receberem a estatueta. A cerimônia realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood acontecerá no dia 12 de março, com 54 produções ao todo, na lista de indicados em 20 categorias.

 Confira o vídeo:

Veja mais notícias sobre AmazôniaRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 15 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/