Pelo segundo ano consecutivo, o Espaço São José Liberto (ESJL) recebe exposição de artesanato em homenagem à padroeira dos paraenses. ‘Nossa Senhora de Nazaré entre santos’ é o tema da mostra de santos em gesso pintados artesanalmente com diversas técnicas, que será aberta nesta terça-feira, 4, às 18h, na Capela São José, com apresentação do Madrigal da Universidade do Estado do Pará (Uepa). As peças serão comercializadas no local. A entrada é gratuita.
A mostra reúne cerca de 40 imagens de santos e anjos pintadas à mão com diversas técnicas, trabalho meticuloso das artesãs do Grupo EntreSantos, que ano passado, no mesmo local, promoveu a exposição “Nazaré e outras Marias”, retratando várias fases da vida de Maria, a mãe de Jesus.
A ambientação da nova mostra é da designer Barbara Müller. As imagens representando Nossa Senhora de Nazaré ficarão dispostas no centro da capela, rodeadas pelas demais imagens. No espaço também haverá painéis explicativos contando a história dos santos e santas.
“Este ano pensamos em trazer santos variados, mas é sempre uma homenagem para Nossa Senhora. Dessa vez quisemos mostrar santos no lugar de outras Marias (outras denominações de Nossa Senhora). Procuramos os santos mais populares e outros nem tão conhecidos assim”, conta a artesã Lilia Chaves, que integra o experiente grupo de pintura artesanal, também formado por Amélia Franco, Betty Castro, Cídia Martins e Linda Toscano.
O público que visitar a mostra poderá ver santos de sua devoção e apreciar os santos e anjos pintados, como São José, São Pedro, São Judas Tadeu, São Sebastião, Sagrado Coração de Jesus, Santo Expedito, São Miguel, São Rafael, São Gabriel, São Longuinho, São Bento, São Bernardo e o Menino Jesus de Praga, entre outros. Entre as santas, estarão expostas Santa Catarina, Santa Edwirges, Santa Rita e Santa Terezinha.
A exposição ficará aberta ao público no horário diferenciado do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas) no mês de outubro: de segunda a sábado, de 9h as 18h30, e aos domingos, de 10h as 18h. No sábado da procissão da Trasladação, 8 de outubro, funcionará das 9h às 15h. No domingo do Círio, dia 9, funcionará das 14h às 18h.