Gabriel Gemaque, de 24 anos, participou no dia 9 de maio da exposição de arte ‘Atmosferic’, em Lisboa.
O artista Gabriel Gemaque, de 24 anos, marcou presença na exposição de arte “Atmosferic”, que acontece em Lisboa, Portugal. A partir da exploração de temas amazônicos, o artista amapaense capta a riqueza da biodiversidade da região.
De acordo Gemaque, uma das obras retrata as borboletas, que com as asas simbolizam o tempo em constante movimento, lembrando da efemeridade da vida e da importância de valorizar cada momento presente.
A mostra na Europa mergulha nas profundezas da filosofia ‘Wu Wei’ para trazer à vida a beleza e a simplicidade encantadora do cotidiano.
Gemaque leva os espectadores da mostra a uma jornada através de balões coloridos que flutuam envolvidos por borboletas dançantes e confetes alegres.
“Gosto muito de trazer o tema da periferia da Amazônia, tipo Pedrinhas e Buritizal. Esses bairros de Macapá acredito que tem muita beleza e potencial”, descreveu o artista.
Até 2024, Gemaque já produziu 40 obras, expostas no Brasil e na Europa.
Sobre o artista
Gabriel Gemaque nasceu em Macapá, e possui uma expressão artística com filosofia natural e atenção a questões sociopolíticas, como o desmatamento e a identidade das comunidades indígenas locais.
Com estudos em arte e arquitetura em Portugal e no Reino Unido, desenvolve uma visão contemporânea sobre estética. Projetos multidisciplinares são produzidos entre sua área de estudo aliada a paixões como artes, design de interiores, fotografia, estética, filosofia e biologia.
*Por Rafael Aleixo, do g1 Amapá